Temporais isolados podem atingir regiões de Santa Catarina nesta terça-feira (26), especialmente nas cidades do Oeste de Santa Catarina, segundo previsão do tempo da Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
> Entenda por que chove tanto nos últimos dias em Santa Catarina
Um alerta para alagamentos e deslizamentos também foi emitido pela Defesa Civil, porém para a porção centro-leste do Estado, devido ao alto volume de chuva que atingiu as regiões da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí nos últimos três dias, superando 120mm.

> Veja fotos e vídeos dos estragos da chuva em Florianópolis
Do Litoral Norte até a Grande Florianópolis, há chances muito altas de desastres naturais, como deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Entre o Litoral Sul e o Planalto Norte, o risco também é alto. O restante do Estado está em observação.
Continua depois da publicidade
Desalojados, desabrigados e mortos
Na Grande Florianópolis há registros de deslizamentos e alagamentos desde a semana passada. Na Capital foram registradas cerca de 30 ocorrências entre deslizamentos e alagamentos de ruas no último domingo (24), de acordo com a prefeitura. O caso mais grave resultou na morte por soterramento de mãe e filha. A chuva forte que atinge a região da Capital desde a semana passada já deixou mais de 70 pessoas desalojados e desabrigados, além das duas mortes.
> Entenda o que causou a inundação de ruas e casas na Lagoa da Conceição em Florianópolis
A forte chuva que caiu no início da noite de domingo (24) em Guabiruba, também deixou um rastro de destruição no pequeno município do Médio Vale do Itajaí. Ruas recém-pavimentadas foram destruídas e a água invadiu casas e empresas.
Nessa segunda (25), devido às chuvas, uma lagoa articial rompeu e inundou a região da Lagoa da Conceição, onde 70 pessoas foram resgatadas de bote pelos bombeiros. No mesmo dia, o trânsito ficou trancado na Via Expressa, onde ocorreu o deslizamento de terra às margens da rodovia.