Santa Catarina deu a quarta maior vitória proporcional a Jair Bolsonaro (PL) sobre Lula (PT) no primeiro turno das Eleições 2022. O atual presidente recebeu 62,21% dos votos válidos na disputa de domingo (4), contra 29,54% do candidato petista. Apenas três estados tiveram diferenças maiores a favor do presidente em todo o país: Acre, Rondônia e Roraima (veja percentuais abaixo).

Continua depois da publicidade

​​Receba notícias do DC via Telegram

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Mesmo com a desvantagem em SC, no entanto, Lula quase dobrou a votação entre os catarinenses em relação ao presidenciável do PT nas eleições de 2018, o ex-ministro Fernando Haddad: 29,54% dos votos válidos neste domingo, contra 15,13% de Haddad quatro anos atrás.

Em todo o país, a maior vitória do ex-presidente ocorreu no Piauí, com 74,25% dos votos válidos, contra 19,90% de Bolsonaro. Lula também teve vantagem no cômputo geral dos Estados: venceu em 14, contra triunfos de Bolsonaro em 12 estados e no Distrito Federal.

Continua depois da publicidade

A larga vantagem de Bolsonaro em SC repete o fenômeno registrado no Estado nas eleições de 2018. Naquele ano, o então candidato do PSL teve 65,82% dos votos válidos no primeiro turno, a maior vantagem entre todos os Estados.

No segundo turno, a onda bolsonarista de 2018 foi ainda maior no Estado, e SC registrou a segunda maior votação do país em Bolsonaro, com 75,9%, atrás apenas do Acre, onde o atual presidente recebeu 77,2% da preferência dos eleitores.

Como Bolsonaro e Lula no segundo turno mexem no resultado de SC

Veja proporção de votos de Lula e Bolsonaro nos Estados

Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo

Leia também

SC é o único Estado com disputa entre PT e PL no 2º turno para governador

​​Quem venceu nas 10 maiores cidades de SC no 1º turno das Eleições 2022