Santa Catarina segue em ritmo de queda no número de casos ativos de Covid-19, segundo boletim de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A publicação mais recente do Núcleo de Estudo de Economia Catarinense (Necat) trata do cenário da pandemia de coronavírus no Estado entre os dias 12 e 18 de março.
No período, houve queda de 32% no número de casos ativos, ou seja, de pessoas diagnosticadas que ainda enfrentavam a doença, em relação à semana anterior.
Em números absolutos, o Estado seguia com 6.311 pessoas infectadas pelo coronavírus na semana analisada, mas, na anterior, havia 2.995 pacientes a mais, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, que baseiam o boletim.
Continua depois da publicidade
O patamar recém-atingido é equivalente ao de outubro do ano passado. O pico no Estado neste quesito ocorreu em 29 de janeiro deste ano, quando ao menos 80.251 pessoas enfrentaram a Covid ao mesmo tempo.
O boletim registra que a queda de casos ativos foi acompanhada de um menor número de óbitos. Foram 68 mortes no período analisado, enquanto, na semana anterior, houve 105.
O estudo pondera, no entanto, que a média de óbitos na semana, de 10 por dia, ainda é elevada quando comparada aos registros de outubro a dezembro de 2021, com seis mortes diárias.
Afirma ainda que o patamar de novos casos, de 2.022 por dia, também é alto se comparado ao último trimestre do ano passado. O levantamento também destaca que a ocupação dos leitos de UTI-SUS, seja por Covid ou qualquer outra condição, registrou alta.
Continua depois da publicidade
A ocupação geral foi de 74,5% para 80,6% de uma semana para a outra. No caso, as internações motivadas pela Covid subiram de 6,5% para 7,5%.
Leia mais
Municípios de SC que tiverem vacina em estoque podem aplicar 4ª dose em idosos acima de 80 anos
Joinville vai aplicar vacinas contra a Covid em escolas municipais
Chapecó decreta situação de emergência diante de epidemia de dengue no município