Nesta quinta-feira (13), Santa Catarina terá volumes expressivos de chuva, com risco de alagamentos, deslizamentos e enxurradas em algumas regiões do estado. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco maior para ocorrências relacionadas à chuva intensa será nas regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí e parte do Meio-Oeste.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Este grande volume de chuva está associado ao fluxo de calor e umidade que vêm da região amazônica, além de sistemas de baixa pressão, que se deslocam para o Sul do país. O alerta emitido pela Defesa Civil é válido entre as 12h desta quinta-feira (13) e vai até as 23h59 de sexta (14). 

Santa Catarina registra chuva frequente desde o início dessa semana, o que já prejudicou mais de 2,4 mil pessoas no estado, de acordo com a Defesa Civil. Na cidade de Coronel Martins, no Oeste Catarinense, foi decretada situação de emergência. Municípios como Vargeão, Ouro Verde e São Lourenço do Oeste também foram fortemente afetadas pela chuva intensa. 

Chuvas em SC deixam cidades em emergência e sob risco de enchente

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, em caso de temporais, a recomendação é para que a população fique longe de janelas e objetos que possam ser aremessados pela força do vento, bem como árvores que possam ser atingidas por descargas elétricas ou raios. Em caso de alagamentos, a orientação é para que as pessoas evitem trafegar em ruas e locais alagados. Além disso, a população deve ficar atenta à inclinação de postes e árvores próximos a residências, que podem indicar risco de deslizamento de terra.   

Veja o mapa de alerta divulgado pela Defesa Civil 

alerta de temporais
Ao menos quatro regiões estão em nível de atenção por causa da intensidade dos temporais (Foto: Divulgação/Defesa Civil de SC)

Leia também 

Identificado homem morto em acidente causado por fugitivo

BR-101 tem fuga na contramão após abordagem a suspeito