Santa Catarina começa a temporada de verão com quatro locais com o selo Bandeira Azul, título de programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. A Praia Grande, em Governador Celso Ramos, e a Lagoa do Peri, em Florianópolis foram aprovados por mais um ano, além da marina Iate Clube de Santa Catarina, na Capital. A novidade deste ano é que o Estado teve a primeira embarcação sustentável aprovada na América Latina, da operadora Água Viva Mergulho, também da Capital. Das dez bandeiras no Brasil para esta temporada, quatro estão hasteadas no Estado.

Continua depois da publicidade

E a expectativa é que este número suba ainda mais na próxima temporada. A coordenadora nacional Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, lembra que Balneário Camboriú tem três praias na fase piloto, a Praia do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras, e que podem receber a certificação em 2018. Além disso, é possível que Governador Celso Ramos consiga certificar novamente a praia de Palmas – que perdeu a bandeira no ano passado pelo critério de balneabilidade. O município inscreveu outras duas praias no projeto piloto: Magalhães e Baía dos Golfinhos.

Segundo Leana, as cidades de Balneário Piçarras e Bombinhas também estão em negociação, inclusive já receberam visitas e relatórios da entidade, porém ainda não definiram as praias que devem fazer parte do programa. Para uma praia receber a classificação da Bandeira Azul, a prefeitura precisa encaminhar a solicitação e então entrar no projeto piloto. Serão dois anos para o local cumprir todos os critérios do programa. Depois passará por uma avaliação nacional e internacional.A coordenadora reforça o protagonismo de SC nas certificações, além da importância para o turismo na região:

_ É uma característica do Estado investir mais em turismo. Temos tido sempre boa aceitação dos municípios. Nosso verão em SC é super concorrido e as pessoas vêm e encontram muitas praias com problemas. Esse público que vem de longe e vai ficar mais tempo procura um diferencial e essa certificação pode dar esse diferencial. E o público do exterior também dá muito valor para ações de cuidados do meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental. Então a certificação coloca esses lugares na vitrine mundial.

Para Leana, a expectativa é que mais praias e marinas catarinenses participem do programa, até porque a sede da empresa é no Estado. Além disso, como mudou a gestão dos municípios, é um período para novos projetos.

Continua depois da publicidade

Sobre a certificação da embarcaçação sustentável, Leana lembra que essa modalidade iniciou mundialmente no ano passado com 30 empresas e neste ano foram 70 aprovadas.

_ É bem importante para o público, principalmente para o público europeu que conhece mais a certificação, sentir a tranquilidade de ter aqui empresas no mesmo nível que eles conhecem lá _ acrescenta.

Por dentro da certificação

A Bandeira Azul é uma certificação com respaldo da ONU, Organização Mundial de Turismo, Organização Mundial de Saúde e Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente nacional, e comprova que o lugar tem um projeto de sustentabilidade para manter as características de um bom lugar para curtir o verão. O programa faz certificações em três categorias: praias, marinas e embarcações de turismo. E tem como base quatro pontos fundamentais: qualidade da água, segurança, gestão e educação ambiental.

O Programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985 e em 2004 chegou ao Brasil. O programa é gerido pela ONG Fundação para Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE ) e no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

PONTOS APROVADOS PARA A TEMPORADA 2017/2018

Praias

Praia Grande – Governador Celso Ramos/SC

Lagoa do Peri – Florianópolis/SC

Praia do Tombo – Guarujá/SP

Prainha – Rio de Janeiro/ RJ

Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Ilha do Frade – Salvador/BA

Marinas

Iate Clube de Santa Catarina (sede centro) – Florianópolis/SC

Marina Costabella – Angra dos Reis/RJ

Marinas Nacionais – Guarujá/SP

Marina Kauai – Ubatuba/SP

Embarcações de Turismo Sustentável

Água Viva Mergulho – Florianópolis/SC