Santa Catarina tem menos da metade dos prefeitos concorrendo à reeleição nas Eleições 2024. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 136 prefeitos atualmente no cargo informaram concorrer a um segundo mandato na disputa nas urnas em outubro. O número representa 46% dos 295 municípios catarinenses.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A lista tem prefeitos de cidades de diferentes portes. Entre as maiores do Estado, há os casos de Joinville, Florianópolis, São José, Chapecó, Palhoça e Jaraguá do Sul. Também aparecem cidades entre as menores do Estado, como Barra Bonita, Lajeado Grande e Jardinópolis.
Os números do TSE mostram 141 prefeitos que informaram à Justiça Eleitoral concorrer à reeleição, mas a reportagem identificou que quatro casos foram registros equivocados dos partidos e um deles é referente a um vice-prefeito que disputa a sucessão. Com isso, restam 136 prefeitos que buscarão seguir no cargo por mais um mandato.
Quando considerados apenas os dados do TSE, Santa Catarina tem o quarto menor percentual do país de prefeitos que concorrem à reeleição em 2024. Apenas Amazonas, Paraíba e Rio Grande do Sul têm percentuais menores de nomes que podem disputar o cargo.
Continua depois da publicidade
A ida de prefeitos à reeleição foi tema de um levantamento divulgado este mês pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade ouviu 80% dos dirigentes municipais que poderiam concorrer à reeleição em 2024 no país. Em Santa Catarina, foram ouvidos 180 dos 295 prefeitos. Na ocasião, 16% dos prefeitos catarinenses ouvidos afirmaram que não iriam disputar a reeleição e 8% ainda se diziam indecisos.
Veja prefeitos candidatos à reeleição
Leia também
Com maioria de direita, eleitores de Florianópolis evitam rótulos de lulista e bolsonarista
Candidaturas de mulheres e negros receberão verbas de campanha até 8 de setembro
Ex-aliados estão em lados opostos nas Eleições 2024 em cidades de SC