Perto do fim do prazo de cadastro, a Justiça Eleitoral catarinense tem promovido plantões para o atendimento ao público. Neste sábado (30), cartórios eleitorais de diversos municípios atenderam quem precisava fazer o título de eleitor, transferir o local de votação ou regularizar a situação cadastral. As ações vão durar até 4 de maio, data limite para a realização deste serviço.
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Em Florianópolis, o plantão ocorreu no prédio que reúne três cartórios eleitorais, na rua São Francisco, no Centro. Ao todo, doze servidores atuaram nos atendimentos. Conforme Grasiela Gaspar Gonçalves, chefe do cartório, a estrutura foi montada para que aproximadamente 60 pessoas fossem atendidas por hora.
A procura, no entanto, não tem sido tão alta. Segundo Grasiela, no primeiro dia de plantão apenas 141 pessoas buscaram atendimento presencial. A expectativa é que a procura aumente nos próximos dias.
– As pessoas deixam para o último dia para agendar no último momento. É um hábito do brasileiro e é o que a gente acompanha todos os anos – diz.
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Além deste sábado, as unidades vão atender em esquema de plantão nos dias 2, 3 e 4 de maio. Nessas datas, o funcionamento será das 10h às 18h. A Capital terá uma hora a mais de serviço e o atendimento vai até as 19h.
Os atendimentos no plantão são feitos por agendamento. Para quarta-feira (4), data final para a regularização, foram abertas 600 vagas. Até este sábado, apenas 50 pessoas reservaram um horário.
Para ser atendida de forma presencial, a pessoa interessada deve verificar se na sua cidade há vagas disponíveis no site do TRE-SC ou através do Disque-Eleitor (0800 647 3888).
Dificuldades no on-line motivam busca pelo presencial
Tiago Espinosa Griebeler, 45 anos, mudou-se para Florianópolis há um ano. Ele esteve neste sábado no plantão para transferir o título de eleitor de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, para a Capital.
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– Tive dificuldade de achar o link. É a primeira vez que eu vou fazer a troca do título. Quando vi que ia ter plantão, resolvi vir pra cá – disse Griebeler.
A dificuldade de uma sobrinha no on-line levou Maria Aparecida, 57 anos, a procurar o plantão neste sábado. Foram dez minutos de espera até o atendimento que levou cerca de 15 minutos. Satisfeita, ela disse que prefere o atendimento presencial.
– O meu foi transferência e resolvi bem rápido. Minha sobrinha esteve aqui na segunda e também resolveu tudo muito rápido – pontua.
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