No dia em que anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina nos adultos com 18 anos ou mais, Santa Catarina registrou o menor número de internações em UTIs por Covid-19 em 2021. Nesta quarta-feira (17), de acordo com o Painel do Coronavírus do NSC Total, 224 pessoas seguem hospitalizadas no Estado. Também é a menor quantidade desde novembro do ano passado. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A última vez que o Estado teve menos que 250 pessoas internadas foi no dia 5 de novembro, quando eram 236 pacientes, de acordo com o Painel. Já o momento mais crítico nos hospitais ocorreu nos dias 2 e 7 de abril, quando Santa Catarina chegou a ter 1.148 pacientes com Covid internados. 

> SC tem documento pronto para liberar uso de máscaras ao ar livre

Atualmente, dos confirmados, 195 estão em hospitais públicos, enquanto 29 permanecem na rede privada.

Continua depois da publicidade

Pacientes internados em UTI no Estado – redes pública e privada
https://flo.uri.sh/visualisation/2227116/embed

https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus


Ainda de acordo com o Painel, até esta quarta-feira (14), 267 pessoas estão internadas em hospitais de Santa Catarina. Além dos casos confirmados, há, ainda, 43 pacientes que aguardam o resultado de exames. Este também é o menor número internações em UTIs destinadas para o tratamento da doença desde outubro do ano passado, quando eram 268. 

Além disso, desde o ínicio do mês, houve uma queda de 21,47% nas internações em UTI Covid-19 no Estado: passou de 340 para 267. Se a comparação levar em conta o período de um mês (17 de outubro a 17 de novembro), a queda é de 25,83%. 

> O que se sabe sobre a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em adultos

Dos 1.282 leitos de UTI destinados para adultos no Estado, 62,8% estão ocupados. Porém, apenas 17,8% deles é por conta da Covid-19, o que representa 228 vagas. Outras 577 continuam ocupadas, mas por outras enfermidades. 

Continua depois da publicidade

A região que possui a maior taxa de ocupação de leitos de UTI destinados para o tratamento de adultos é o Planalto Norte e Nordeste, com 64,78%. Já a que tem a menor ocupação é o Meio-oeste e a Serra Catarinense, com 11,54%.

https://img.nsctotal.com.br/wp-content/uploads/legacy/s3fs-public/graphql-upload-files/taxa de ocupacao de leitos de UTI – SES.jpg
Mapa mostra a atual taxa de ocupação dos leitos de UTI em SC (Foto: SES/Divulgação)


Queda faz hospitais fecharem alas de UTI Covid

A queda nas internações vem refletindo diretamente na estrutura dos hospitais catarinenses. Vários já anunciaram o fechamento de alas, que permaneceram lotadas por meses, devido a falta de pacientes. 

Em Criciúma, no Sul do Estado, por exemplo, a prefeitura anunciou nesta quarta-feira (17) que pela primeira vez desde o início da pandemia os leitos de UTI, tanto para casos suspeitos quanto confirmados, foram zerados. Para o secretário municipal de saúde, Acélio Casagrande, a vacinação foi fundamental para a conquista da marca. 

Continua depois da publicidade

— Foi com a aplicação de doses nas pessoas acima de 12 anos que hoje conseguimos chegar nesta marca tão importante. Estamos com os leitos de Covid-19 zerados, tanto nos suspeitos e nos confirmados. É um dia de muita vitória — disse. 

> Joinville mantém queda em internações por Covid

Na semana passada, em Joinville, no Norte catarinense, o Hospital São José fechou uma das alas de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 devido a queda nas internações. O momento, inclusive, contou com um ato simbólico envolvendo os servidores. 

SC tem o menor número de casos ativos em 17 meses

Santa Catarina também atingiu outra marca nesta quarta-feira (17): o menor número de casos ativos da Covid-19 em 17 meses. Segundo o Painel do Coronavírus, no momento, há 4.461 pessoas em tratamento contra a doença. Antes, a menor quantidade de pessoas que ainda podiam transmitir o vírus foi registrada em 25 de junho de 2020, quando eram 4.717 catarinenses. 

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), há casos ativos em 234 municípios. A capital, Florianópolis, lidera a lista com 441 ativos, seguida de Joinville, com 413, e Blumenau com 235. 

Continua depois da publicidade

Além disso, nesta quarta-feira, o Governo do Estado confirmou mais 21 mortes em decorrência do vírus, chegando ao total de 19.863 vítimas desde o início da pandemia. 

Leia também: 

Passaporte da vacina começa a valer em Florianópolis; saiba as regras

SC está pronta para vacinar contra Covid crianças a partir de 5 anos

Teve puxão de orelha no grupo de whats do Podemos após encontro com Moisés