SC tem o menor número de casos ativos de Covid-19 em 14 meses, segundo dados do Painel Coronavírus do NSC Total. Nesta quarta-feira (15), o Estado tinha 5,5 mil ativos, a menor quantidade desde o dia 6 de julho de 2020.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os casos ativos representam os pacientes que ainda estão na fase de transmissão do vírus. Nas últimas semanas, o Estado vem registrando uma queda nesse índice.
Segundo o painel, no início de setembro eram 11.329, ou seja, em duas semanas houve uma queda de 51%. Se o comparativo for com o mesmo período do mês passado, o número desta quarta é 54% menor que no dia 15 de agosto, quando eram 12.038 casos ativos.
> Em Criciúma, metade dos internados não se vacinaram contra Covid-19
Continua depois da publicidade
Joinville, no Norte do Estado, foi uma das cidades que reduziram mais da metade dos casos nos últimos dias. Apesar de ainda ser o município com o maior número de ativos, em uma semana, houve uma queda de 62%: passou de 1.837 para 697, nesta quarta.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao menos 51 cidades não têm casos ativos no momento. A média móvel, que calcula a média de casos confirmados diarimaente nos últimos sete dias, está em 459.
SC tem o menor número de internados desde novembro
Além da queda nos casos ativos, nesta quarta-feira, o Estado registrou o menor número de pessoas internadas em leitos de UTI com Covid-19 desde novembro de 2020. Segundo o painel, são 419 pacientes, sendo que 357 estão em hospitais públicos e 62 na rede privada.
Santa Catarina também tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI Covid adulto SUS desde novembro do ano passado. De acordo com a SES, 62% das unidades estão ocupadas nesta quarta-feira. Já na ocupação geral, a taxa é de 65,5%.
Continua depois da publicidade
A região com a menor ocupação dos leitos de UTI é o Sul do Estado, com 45,2%. Planalto Norte e Nordeste é a que tem a maior taxa, com 92,4% das vagas ocupadas.
“Número mágico” da imunização tem contribuído para a queda nos números, diz especialista
Ao mesmo tempo que Santa Catarina vê o número de casos ativos cair, em contrapartida, a vacinação avança pelos municípios. De acordo com o Monitor da Vacina do NSC Total, nesta quarta-feira, ao menos 2.593.082 catarinenses já estavam completamente imunizados, seja com a primeira dose ou vacina de dose única, o que representa 35,75% da população.
Para o infectologista Martoni Moura e Silva, este é o principal motivo para a redução na transmissibilidade do vírus.
— Neste cenário, conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Não há outro fator, a não ser a vacinação, que mostre a queda nesses números. Isso se dá justamente porque estamos atingindo o número mágico de 70% da população vacinada — pontua.
Continua depois da publicidade
> Quase 300 mil não voltaram para tomar a segunda dose contra Covid-19 em SC
O especialista explica que, apesar da variante Delta ser mais transmíssivel, a aceleração da vacinação no país auxiliou para que ela saísse do foco. Ele acredita, ainda, que é possível que nos próximos meses o uso de máscaras comece a ser liberado em lugares abertos e sem aglomeração.
Mesmo assim, Silva ressalta que é importante que as pessoas mantenham a cautela com os cuidados e tomem as duas doses para que, assim, se tenha a possibilidade de voltar à rotina mais perto da normalidade.
— A vacina tem seu papel importante. De todas as medidas, ela é a maior ferramenta. Isso mostra que a população tem que se manter atualizada, seja com as duas doses, ou até com uma terceira, quarta dose se precisar — conclui.
Leia também:
Caminhão cai de viaduto, pega fogo e motorista escapa ileso em Palhoça
Continua depois da publicidade
Chuva volumosa traz risco de alagamentos e deslizamentos em SC
Público volta aos estádios em SC nesta quarta-feira; veja em quais jogos