A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina confirmou mais uma morte pela dengue, chegando a um total de oito óbitos em 2022. Esse é o maior número registrado em um ano, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Em 2021, foram sete mortes causadas pela doença.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em entrevista à CBN Floripa nesta quarta-feira (6), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, informou que, no total, Santa Catarina tem 16 notificações de mortes causadas pela dengue: oito confirmadas e oito suspeitas.

Conforme a última nota divulgada pela Dive, epidemias de dengue foram registradas nos anos de 2015, 2016, 2019, 2020, 2021. Em 2022, “o número de óbitos confirmados e suspeitos é superior às ocorrências registradas anteriormente”. Em 2016 foram duas mortes, e em 2021, sete.

Segundo a SES, as mortes neste ano foram confirmadas em seis municípios, sendo quatro deles no Oeste de SC.

Continua depois da publicidade

Cidades que registraram mortes por dengue em 2022

  • Chapecó – 2
  • Seara – 2
  • Romelândia – 1
  • Itá – 1
  • Criciúma – 1
  • Ascurra – 1

SC tem 16 municípios com epidemia de dengue

Um total de 16 municípios catarinenses estão em situação de epidemia de dengue — cidades que têm mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. Todas estão localizadas no Oeste.

Uma equipe da Saúde está na região para discutir a situação com os municípios e elaborar planos de contigência.

— Estamos propondo algumas tarefas, fazendo uma ação bastante potente agora nesse momento, quebrando o ciclo biológico do mosquito. Porque a gente vê que a previsão pros próximos 40 dias é ainda de chuva e calor. É o ambiente propício para que o mosquito se prolifere. Então precisamos tentar eliminar todos reservatórios de água que facilitam a proliferação dos mosquitos — declarou o secretário, Alexandre Lencina Fagundes, em entrevista à CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o secretário, em Florianópolis, algumas regiões já estão infestadas com município e têm casos confirmados: Beira-Mar Norte, Pântano do Sul e Rio Tavares.

Leia também

Florianópolis está infestada por focos do mosquito da dengue, diz bióloga da prefeitura

Blumenau registra 94 pessoas com dengue em 2022; veja bairros infestados

Chapecó decreta situação de emergência diante de epidemia de dengue no município