Santa Catarina tem 40 candidatos a prefeito que se autodeclaram pretos ou pardos. O número, que equivale a 4,79% das 835 candidaturas solicitadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o maior das últimas três eleições. O primeiro turno do pleito de 2024 ocorre em 6 de outubro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Este ano, são 36 candidatos autodeclarados pardos, e quatro pretos. Entre os pardos, sete são mulheres e 29 são homens. Já entre os pretos, há uma mulher e três homens.

Homem, branco, casado: o perfil médio dos candidatos a prefeito em SC

Em relação ao grau de instrução, entre os pardos, a maioria, 20 candidatos (55,56%) declarou ter o ensino superior completo. Entre os negros, são três com superior completo — 75% das candidaturas.

Continua depois da publicidade

Quando se fala em ocupação, há oito empresários entre os autodeclarados pardos. Outras profissões entre as mais informadas foram a de administrador e agricultor, com quatro candidatos em cada. Já entre os candidatos negros, há um de cada ocupação: advogado, analista de sistemas, vendedor e vereador.

Número de candidatos negros em SC (Fonte: TSE)

População e eleitorado negro em SC

Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,07% da população catarinense (cerca de 309 mil pessoas) se autodeclara preta, e 19,22% (1,4 milhão de pessoas) é parda. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas define a população negra. Sendo assim, a proporção da população negra em Santa Catarina chega a 23,29%, somando mais de 1,7 milhão de pessoas.

Já entre os eleitores, segundo o TSE, 2,72% se autodeclararam negros no cadastro da Justiça Eleitoral. São 123 mil eleitores pardos e 30 mil pretos. A maioria da população apta a votar (90,26%, ou mais de 5 milhões de pessoas), no entanto, não informaram cor ou raça.

“PEC da Anistia”

Em todo o Brasil, o número de candidatos negros para os três cargos eletivos deste ano (prefeitos, vices e vereadores) é o maior dos últimos três pleitos, sendo maioria: 52,73% dos candidatos se autodeclararam pretos ou pardos.

Continua depois da publicidade

Mesmo com o aumento das proporções, candidatos negros podem ter o financiamento reduzido. Na última quinta-feira (15), o Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Anistia, como ficou conhecido o texto que pode acabar com as multas para os partidos que descumpram os repasses mínimos para candidaturas negras, entre outras irregularidades em prestações de contas eleitorais.

Até as últimas eleições, os partidos deveriam obrigatoriamente repassar recursos a pretos e pardos de forma proporcional, de acordo com o número de candidatos com este perfil. A PEC propõe incluir na Constituição Federal que os partidos repassem 30% dos recursos para financiar campanhas desta população, sem levar em conta a proporção de candidaturas. A regra vale já para as eleições deste ano.

Leia também

SC tem maior proporção de candidaturas femininas em 24 anos

SC tem 19,2 mil candidatos e queda de 12% no número de concorrentes nas Eleições 2024