Santa Catarina apresenta o 4º maior índice per capita de vacinados com duas doses de vacina contra a covid-19 no país. O Estado tem 56 pessoas imunizadas para cada 1 mil habitantes, atrás somente de São Paulo (76), Mato Grosso do Sul (69) e Distrito Federal (62). No Brasil, esse índice é de 53 imunizados com duas doses para cada 1 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
> Mapa Covid de SC hoje: veja em mapa e dados por cidade como está a situação da pandemia
> Calendário da vacina: veja dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e secretarias estaduais de Saúde, que apresentam números mais atualizados dos que o do Ministério da Saúde. Para se proteger das formas mais graves da covid-19, é necessário tomar duas doses da vacina. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, é recomendável, ainda, aguardar em torno de 30 dias após a segunda dose para garantir a eficácia do imunizante.
Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
Continua depois da publicidade
Os municípios de Santa Catarina aplicaram, até o balanço mais recente, de quarta-feira, 21, 1.276.878 vacinas, das quais 916.930 são referentes à primeira dose e 409.957, à segunda. Foram aplicadas 78% das 1.701.940 vacinas recebidas do Ministério da Saúde. Na manhã desta sexta, 23, mais 129.750 doses chegarão ao Estado, 105.750 do consórcio AstraZeneca/Fiocruz e 24 mil do Sinovac/Butantan.
Proporcionalmente, 12,64% da população do Estado já receberam a primeira dose, e 5,65%, a segunda. O índice de imunizados (com as duas doses), é maior, inclusive, do que os dos vizinhos Paraná (5,26%) e Rio Grande do Sul (5,14%).
Cai proporção de idosos mortos por Covid-19 em SC após início da vacinação
No entanto, na aplicação total da primeira dose, proporcional ao tamanho da população, Santa Catarina está em 12º no país, e é superada, inclusive, pelos demais Estados do Sul: são 17% no Rio Grande do Sul e 13% no Paraná.
Se considerar apenas os 27 grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Vacinação, que somam quase 2,9 milhões de pessoas em Santa Catarina, o percentual de vacinados com duas doses é de 14%.
Continua depois da publicidade
Apenas 3 de 8 regiões de SC têm pacientes na fila de espera por UTIs
Ritmo da vacinação aumentou no último mês em SC
A vacinação contra a covid-19 ganhou ritmo no final de março em Santa Catarina. Nas primeiras semanas da campanha de vacinação, que começou em 18 de janeiro, a média diária de doses aplicadas era de 4 mil por dia, em janeiro, e 5 mil por dia, em fevereiro. Naquele período, se mantivesse o ritmo, a vacinação do grupo prioritário em SC só terminaria em novembro de 2023. Em março, subiu para 17 mil doses diárias, em média.
Atualmente, a média nos últimos 7 dias é de 32,4 mil vacinas diárias aplicadas, superior até mesmo à campanha de vacinação da gripe de 2019 no Estado, que distribuiu média de 25 mil doses diárias, num ano sem impacto de pandemia ou atrasos no envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde.
Conforme estimativa do Monitor da Vacina, do NSC Total, se mantivesse esse ritmo, o Estado poderia vacinar todos os integrantes do grupo prioritário com uma dose até 21 de junho, e aplicar as duas doses até 5 de setembro. Para que toda a população de SC recebesse as duas doses, a campanha terminaria em 9 de abril do ano que vem.
Os primeiros indícios da vacinação foram detectados pela reportagem da NSC nesta semana, com base nos dados públicos. Especialmente na faixa etária acima de 80 anos, já é menor a participação desse grupo no total de mortes por covid-19 e internações por semana.
Continua depois da publicidade
Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina

No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.
A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.
O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.