Santa Catarina registrou um novo salto de casos ativos para a Covid-19 nesta sexta-feira (7). O Estado acumula 14.884 pacientes em tratamento da doença, segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total. Em apenas um dia, o aumento foi de 3.796 confirmações.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Ao comparar com os dados de quinta-feira (6), quando eram 11.088 ativos, o aumento é de 34,23%. Além disso, essa é a maior quantidade de casos ativos no Estado desde julho de 2021. O último dia em que Santa Catarina registrou mais de 14 mil pacientes em tratamento para a doença foi em 25 de julho, com 14.248 casos.
> Cidades de SC cancelam Carnaval, mas shows nacionais desafiam combate a surto de Covid
Assim como durante toda a semana, Florianópolis segue como a cidade com a maior concentração de casos. Nesta sexta-feira, a Capital acumulava 3.259 pessoas que ainda podem transmitir o vírus, 741 a mais do que no dia anterior, quando eram 2.518.
Continua depois da publicidade
Joinville, com 1.233, e Criciúma, com 759, fecham a lista das três cidades com o maior número de casos.
Mais de 4,3 mil testes aguardam resultado em SC
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 4.382 testes de Covid-19 ainda estão em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Santa Catarina. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7).
Para a SES, o número de testes é expressivo, mas o laboratório já teve picos maiores em outros momentos da pandemia. Agora, o aumento está relacionado com a maior procura por testes da Covid, principalmente por conta da Influenza.
A capacidade do laboratório é de fazer a análise de 2.200 amostras por dia. Equipes trabalham para que o resultado não demore mais que 72 horas, contando do prazo em que a amostra chega no local.
Continua depois da publicidade
> Florianópolis tem balada lotada e fila na saúde em meio a surto de Covid-19; veja vídeo
Profissionais da saúde são afastados em SC
Ao menos três cidades de Santa Catarina tiveram profissionais da saúde afastados devido à Covid-19 nos últimos dias. Em Florianópolis, por exemplo, 166 servidores estão fora das atividades por suspeita ou confirmação da doença, o que tem afetado a rede de atendimento da Capital.
Em Balneário Camboriú, de acordo com a secretária de Saúde Leila Crócomo, desde quinta-feira, profissionais da saúde que apresentarem sintomas estão sendo testados e afastados em caso de confirmação. Ainda não há uma estimativa de quantos já positivaram para a doença.
Já em Blumenau, dos 1.500 servidores que trabalham na atenção básica, 27 estão afastados com Covid-19, seja por suspeita ou confirmação da doença. O DC também entrou em contato com a prefeitura de Joinville, mas não teve retorno até a publicação.
> UFSC suspende volta às atividades presenciais após aceleração de casos de Covid
Mais 11 mortes são confirmadas
Nesta sexta-feira (7), mais 11 mortes por Covid-19 foram confirmadas em Santa Catarina. Agora, o Estado acumula 20.223 óbitos desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,61%.
Continua depois da publicidade
Também foram confirmados mais 4.531 casos da doença. Ao todo, 1.257.125 foram registrados em Santa Catarina desde o começo da pandemia.
Leia também:
SC enfrenta novo surto de Covid com alta procura por hospitais e aumento de 560% nos casos
Após aprovação da Anvisa, Brasil terá vacina 100% nacional contra a Covid-19