Santa Catarina atingiu um novo pico no número de casos ativos de Covid-19 nesta quarta-feira (19). De acordo com o Painel do Coronavírus, são 55.527 pacientes em tratamento, sendo o maior número desde o início da pandemia – é o segundo dia seguido que o Estado bate esse recorde. 

Continua depois da publicidade

> ​Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Entre terça (18) e quarta-feira, foram adicionados mais 6.989 pessoas que ainda podem transmitir o vírus, um crescimento de 14,39% em apenas um dia. 

Só Florianópolis concentra 19,28% dos casos ativos de Santa Catarina. É como se a cada cinco casos, um estivesse na Capital. De acordo com o Painel do Coronavírus, nesta quarta-feira, a cidade acumulava 10.710 pacientes em tratamento para a Covid.

> Três bairros de Florianópolis têm mais de 400 casos ativos de Covid; veja lista

Continua depois da publicidade

Joinville, com 4.303, e Chapecó, com 2.995, fecham a lista dos três municípios com a maior concentração de casos ativos. Atualmente, 287 cidades catarinenses tem pacientes que ainda podem transmitir o vírus. 

Em contrapartida, oito cidades catarinenses não tem casos ativos, segundo o Painel do Coronavírus. Entre elas Jupiá, no Oeste catarinense, que não registra um caso ativo de Covid-19 desde 4 de outubro de 2021. 

As demais cidades sem pacientes em tratamento da doença são:  

  • Arabutã; 
  • Bela Vista do Toldo; 
  • Calmon; 
  • Frei Rogério; 
  • Jupiá; 
  • Matos Costa; 
  • Paial; 
  • Santa Helena. 

> Covid-19 afasta 690 servidores públicos da saúde em SC

SC confirma mais 13 vítimas da Covid-19

Nesta quarta-feira, o Estado também confirmou mais 13 mortes em decorrência da Covid-19. Agora, Santa Catarina acumula 20.308 vítimas desde o início da pandemia, de acordo com o Painel do Coronavírus. Também foram confirmados mais 12.219 casos, chegando ao total de 1.327.487. 

O Estado também divulgou que, ao menos, 6.536 testes ainda estão em análise na Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen/SC). Por conta desse crescimento, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) irá mudar a estratégia de testagem.

Continua depois da publicidade

Agora, a recomendação é que as prefeituras não usem os testes vindos do Ministério da Saúde em casos assintomáticos, mas sim em pessoas que tiverem sintomas da doença. 

Leia também: 

Autoteste de Covid-19: saiba como funciona

Governo prepara compra de pílulas da Pfizer contra a Covid-19

Tudo sobre a Flurona: dupla infecção de Covid-19 e Influenza