Após os estragos decorrentes da chuva durante o fim de semana e a madrugada, o Sul de Santa Catarina está novamente em alerta para as chances de temporais com risco para deslizamentos e enxurradas nesta segunda-feira (6). O aviso, segundo a Defesa Civil, também vale para outras oito regiões.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp 

O motivo para o tempo chuvoso segue sendo o ciclone extratropical nas áreas do Litoral Sul e na região serrana, conforme o órgão estadual. Na localidade, o risco é alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Ciclone deixa família ilhada, interdita rodovias e causa estragos em SC

Também há alerta para temporais, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Norte. Nessas áreas, o risco é moderado para alagamentos pontuais e danos associados aos ventos intensos, como destelhamentos queda de árvores e postes.

Continua depois da publicidade

Mapa mostra as regiões com o maior risco de ocorrências em SC – (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Nesta segunda-feira, a chuva provocada pelo ciclone interditou rodovias, deixou pessoas ilhadas e causou estragos em diversos municípios. Conforme a Defesa Civil, só em Urussanga, no Sul, choveu 75.6 milímetros em apenas seis horas.

O município, inclusive, foi um dos mais afetados. Uma família precisou ser resgatada por equipes dos bombeiros no bairro Dois Rios. Os moradores — uma mulher de 35 anos, um homem de 42 e um adolescente de 15 — foram encontrados ilhados em uma das casas mais afetadas pelo fenômeno. As ruas do local também ficaram alagadas após o transbordamento de um rio.

No bairro Barro Vermelho, uma ponte ficou parcialmente destruída por conta das fortes chuvas. O local foi isolado pela Defesa Civil. Já na localidade de Rio Maior, a queda de árvore interditou parte de uma rua, deixando o trânsito meia pista.

Chuva deve continuar

Conforme a Epagri/Ciram, a chuva deve continuar nesta terça-feira (7), principalmente por conta do calor. Isto porque o ciclone perde força no Litoral Sul, dando espaço para atuação de um cavado — área de baixa pressão.

Continua depois da publicidade

Com isso, a previsão é de tempo nublado em todo o Estado com pancadas de chuva e trovoadas a qualquer momento do Meio-Oeste ao Litoral, mais concentradas no Norte catarinense entre a tarde e a noite.

Veja orientações da Defesa Civil em caso de chuvas 

Em caso de tempestades com ventos fortes e raios, as recomendações são:

  • busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados
  • em local abrigado, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
  • em casa, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro
  • na praia, jamais fique na água

Em caso de alagamentos:

  • evitar entrar em contato com a água
  • evitar dirigir em locais alagados
  • evitar transitar por pontes submersas
  • atenção com crianças próximas a rios e ribeirões

Continua depois da publicidade

Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:

  • inclinação de postes e árvores
  • movimento de terra ou rochas próximos a sua casa
  • rachaduras em muros ou paredes

Leia também:

VÍDEO: temporal com fortes ventos destrói porta de vidro em supermercado de SC

Temporal em SC arranca teto de posto, derruba árvores e causa apagão