Santa Catarina tem a menor quantidade de transições via Pix por usuários em todo o país. O número foi divulgado nesta segunda-feira (4), em um relatório de gestão da plataforma de pagamentos do Banco Central.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o documento, quando consideradas apenas as pessoas que já enviaram ou receberam um Pix nos quase dois anos de existência da plataforma, o estado catarinense tem a menor quantidade de transações feitas por usuário, com 15 operações.
Imediatamente acima de SC aparecem Minas Gerais e os outros dois estados do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, todos com 16 transações por usuário. A maior frequência de utilização do Pix ocorre no Amazonas, com 26 operações feitas por pessoa cadastrada na ferramenta de pagamento.
O relatório mostra também que 76% da população adulta de SC já fez pelo menos uma transação via Pix no período de existência da ferramenta, criada em novembro de 2020. O percentual é o 10º maior do país.
Continua depois da publicidade
A maior adesão ao Pix é registrada em Roraima, onde o número de pessoas que já fizeram ao menos um Pix equivale a 104% do total de moradores adultos, e no Distrito Federal, onde o alcance é de 90%. Os menores indicadores são do Maranhão (68%).
Uso de Pix em pedágios e transporte público
A divulgação do relatório de gestão do Pix indicou também que a ferramenta de pagamentos instantâneos poderá ser usada em novas modalidades no futuro, como pedágio, estacionamento e transporte público. As informações foram publicadas pelo portal g1.
O Banco Central também reafirmou que o PIX poderá ser usado para operações internacionais, futuramente, com pagamentos entre empresas e de compras de bens e de serviços no exterior.
Veja números do Pix no país

Fonte: Relatório de gestão do Pix, do Banco Central
Leia também
BC prevê ampliar PIX para novas modalidades; veja quais
Mudanças no PIX? Confira as últimas alterações da ferramenta
Quantos feriados vão cair em dia de semana ainda em 2023 em SC? Veja as datas