O número de pessoas acima de dois anos com alguma deficiência em Santa Catarina chegou a 524 mil em 2019, aponta a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE divulgada nesta quinta-feira (26). Esse total representava 7,5% da população catarinense. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os dados apontam que entre a população ocupada do Estado, 3,4%, (124 mil) tinham alguma deficiência — visual, auditiva, motora de membros superiores ou inferiores e mental ou intelectual. Já entre o total de catarinenses fora da força de trabalho, a população com defiência representava 17,2%. 

No país, 8,4% dos brasileiros tinham deficiência em alguma de suas funções, o equivalente a cerca de 17,3 milhões de pessoas. O Distrito Federal (5,2%) tinha o menor percentual de pessoas com alguma deficiência, e Sergipe (12,3%), o maior. 

40% dos catarinenses com dificuldades de visão 

Quase 40% dos catarinenses (2,8 milhões) relataram usar óculos ou outro aparelho de auxílio para lidar com as dificuldades de visão. A proporção foi a 8ª entre as Unidades da Federação. 

Continua depois da publicidade

Nas pessoas com rendimento domiciliar per capita de meio a um salário mínimo (33%), a proporção que utilizava óculos para lidar com problemas de visão era bastante inferior à proporção das que tinham rendimento de mais de 5 salários mínimos (61,3%).  

Entre as pessoas sem rendimento de até um quarto de salário mínimo (22%), essa proporção era ainda menor. 

A pesquisa do IBGE divulgada anualmente tem como objetivo informar cada Estado do país sobre as necessidades de saúde e avaliar os serviços. Conforme o Instituto, os dados contribuem para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas à saúde.

Leia também:

SC tem quatro cidades entre as mais ricas do país; saiba quais

Criolo se manifesta sobre demissão de professor de Criciúma: “Lamentável”​

Caso de menino desnutrido em Joinville repercute e nutricionista desabafa: “Desespero”