Santa Catarina tem 1.116 pessoas aguardando transplantes de órgãos neste momento. Os dados são referentes a fevereiro de 2022 e a maior demanda é por córnea (465) e rim (461).

Continua depois da publicidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em entrevista ao Notícia na Manhã desta terça-feira (14) na CBN Joinville, Joel de Andrade, médico e coordenador estadual da SC Transplantes disse que esse é um número que preocupa, mas o momento é melhor do que o início da pandemia.

– Essa é uma condição preocupante porque há pessoas que precisam da doação e estão esperando para sair dessa lista, mas caímos nas doações durante a pandemia e agora os números estão melhores – disse

No Estado, atualmente são realizados transplantes dos seguintes órgãos: Córnea; Esclera; Coração; Válvula Cardíaca; Fígado; Rim; Pâncreas; Conjugado Rim/Pâncreas; Medula Óssea Autólogo; Tecido Ósteo-Condro-Fáscio-Ligamentoso.

Continua depois da publicidade

Uma dúvida comum é sobre a doação de órgãos por pessoas que tiveram Covid-19. Joel de Andrade explicou que há protocolos para esse tipo de doador, como por exemplo, fazer os testes 24h antes da doação para que não seja feita com infectados.

Ouça a entrevista completa: