Santa Catarina tem 121 abrigos abertos em 52 municípios para atender a população desabrigada com as fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias. O levantamento foi feito pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS) e divulgado domingo (8). Outros municípios já estão com abrigos preparados e prontos para serem ativados caso seja necessário.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, é a cidade com o maior número de abrigos. Segundo a última atualização, 998 pessoas ocupam 21 espaços abertos pelo poder público e mais de 6,9 mil desalojadas, seguido de Blumenau com nove abrigos, Tubarão com oito e Lontras com sete. A tendência é que o número siga aumentando devido à chuva forte em todas as regiões do Estado.

Tempo melhora em SC mas semana segue em alerta para mais chuva e deslizamentos

Segundo secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, o monitoramento acontece em tempo real junto com Defesa Civil e órgãos de segurança:

Continua depois da publicidade

— O pedido do governador Jorginho Mello é que a gente foque os primeiros atendimentos para garantir a segurança e bem-estar das pessoas. É uma situação muito difícil para todas as famílias, mas juntos vamos superar esse momento e depois reconstruir tudo que foi perdido — diz a secretária.

Além do espaço físico para alojamento, o governo está ofertando colchões, kits de higiene e cestas básicas. A ação ocorre em conjunto da Defesa Civil e Assistência Social, .

Leia também

FOTOS: Rio do Oeste fica embaixo d’água e cidade prepara pedido por ajuda humanitária

SC chega a 131 cidades atingidas pelas chuvas; veja números das cheias no Estado