Mais de 58,5 mil pessoas estão imunizadas contra o coronavírus em Santa Catarina. O novo balanço da vacinação foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIve-SC) na noite desta segunda-feira (1º). Os municípios já aplicaram 238.766 doses, das quais 58.567 são da segunda aplicação, necessária para proteger contra a Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina
> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC
Entre idosos com idade entre 80 e 84 anos, 7.602 receberam a primeira dose e apenas 11 já se submeteram à segunda vacinação. Já a faixa etária dos 85 a 89 anos, 15.415 foram contemplados com a primeira vacina e 29 com a segunda aplicação. Ambos os grupos foram incorporados na lista de prioritários há uma semana, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.
Antes disso, e levando em consideração apenas a idade, somente idosos com 90 anos ou mais era vacinados. Deste grupo, 16.152 pessoas receberam uma dose e 418 já podem se considerar imunizados.
Continua depois da publicidade
Além desses três grupos prioritários, são vacinados profissionais da saúde (128.588 receberam a primeira vacina e 49.420, a segunda), idosos que vivem em instituições de longa permanência (7.147 uma aplicação e 5.375 duas), pessoas com deficiência que frequentam instituições (primeira dose: 474; segunda dose: 307) e indígenas (dose 1: 4.821; dose 2: 3.007).
SC anuncia restrições por 15 dias em praias, ônibus, casas noturnas e outras atividades
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), todo o grupo que integra a primeira fase da vacinação será vacinado, no entanto, o ritmo depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. A população prioritária estimada até o momento é de 2.898.763.
Ritmo de vacinação tem leve queda
Santa Catarina aplica uma média diária de 5.685 doses desde 18 de janeiro deste ano, quando iniciou a campanha no Estado. A população prioritária estimada até o momento é de 2.898.763. Nesse ritmo, para que todos recebam pelo menos uma dose, a vacinação deve se estender até 11 de junho de2022.
> Primeiro fim de semana de lockdown em SC tem 27 locais interditados em mais de 6 mil fiscalizações
Continua depois da publicidade
Para aplicar as duas doses, terminaria só em três de novembro de 2023. Já se fosse para vacinar toda a população de SC, terminaria em 13 de janeiro de 2028.
> Pacientes de Santa Catarina com Covid-19 serão transferidos para o Espírito Santo
A média diária de doses aplicadas segue distante da capacidade de outras campanhas de imunização, como a da gripe, que mesmo durante a pandemia em 2020 conseguiu aplicar 20,1 mil vacinas por dia, em média. A velocidade da vacinação contra o coronavírus depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde.
Acompanhe o avanço da vacinação no Monitor da Vacina
No ar desde 20 de janeiro, o Monitor da Vacina, do NSC Total, reúne detalhes em mapas e gráficos sobre o avanço da imunização em Santa Catarina e o estágio da vacinação pelo mundo.

Secretaria da Saúde quer comprar vacina da Pfizer para Santa Catarina
Continua depois da publicidade
A página reúne estimativas sobre o avanço da campanha em cada município, cruzamento de dados que mostram a taxa de aplicação das vacinas recebidas em cada região e detalhes sobre a população de cada grupo prioritário atendida pela campanha.
O Monitor da Vacina é atualizado três vezes por semana ou conforme novos dados são divulgados pelo Ministério da Saúde e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC. A página pode ser acessada neste link.
Leia também
Pacientes que chegam às UTIs em SC são mais jovens, mais graves e sem comorbidades
De olho em 2022, Moisés prefere engolir sapos a voltar a brigar com Bolsonaro
Continua depois da publicidade
O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto