O aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 386 registros de supostas irregularidades na campanha eleitoral em Santa Catarina até esta quarta-feira (14). Considerando todos os estados brasileiros, 12.593 queixas já foram registradas no sistema. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A cidade catarinense com mais registros feitos é Florianópolis. Na Capital, segundo o TSE, 53 denúncias eleitorais foram contabilizadas desde 16 de agosto, quando começou a campanha eleitoral deste ano. 

A segunda cidade da lista com mais registros é Joinville, onde 17 denúncias foram cadastradas no aplicativo. Em seguida estão Jaguaruna e Joaçaba, com 15 denúncias cada, e Pouso Redondo, com 13 queixas. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total 

Continua depois da publicidade

Considerando dados de todo o país, o estado em que mais denúncias foram registradas até o momento é Pernambuco, com 1.782. 

De acordo com o TSE, levando em conta os cargos em disputa nestas eleições, a maior parte das denúncias no Brasil envolve campanhas de deputado estadual (3.683), seguidas das de deputado federal (3.476), presidente (1.485) e governador (738). 

Eleições 2022: Número de candidatos em SC é 23% maior do que em 2018

Denúncias e apuração

Por meio do aplicativo Pardal, a população pode fazer denúncias sobre compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Após a denúncia, o aplicativo encaminha a queixa diretamente para o Ministério Público do estado do denunciante. 

Para que a queixa seja registrada no aplicativo, é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não. A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. 

Continua depois da publicidade

Vídeo explica tudo sobre as Eleições 2022; assista

Leia também 

Quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022

Quem são os candidatos a deputado estadual por SC nas Eleições 2022