Santa Catarina tem 143,5 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19, mas não retornaram para tomar a segunda dose no prazo em que deveriam. O número foi divulgado no início da semana pelo Ministério da Saúde e vem aumentando semanalmente, segundo o governo do Estado.

Continua depois da publicidade

O número cresceu 68,8% em menos de um mês, já que em 12 de julho o Estado tinha 85 mil ‘fujões’ da segunda dose.

Doze cidades de SC tiveram alta de casos em uma semana; veja quais

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Não tomar a segunda dose significa que a pessoa não está totalmente imunizada contra o coronavírus, o que prejudica também a cobertura vacinal do Estado e a retomada de eventos e outras atividades econômicas.

Continua depois da publicidade

– É preciso que se entenda que só estamos protegidos contra a Covid-19 quando tomamos as duas doses. Se essas pessoas tivessem retornado para a nova aplicação, já teríamos mais de 30% da população adulta de Santa Catarina totalmente vacinada – afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Atualmente, SC tem apenas 1,5 milhão de pessoas vacinas com as duas doses – 27,9% da população adulta. Em relação à população total, o número equivale a 21,6%.

SC aplicou 5 milhões de vacinas em julho

Em julho, o Estado bateu recorde de doses aplicadas desde o início da campanha de imunização, com 5 milhões de pessoas vacinadas. O Estado sustenta que vem apostando em uma distribuição acelerada das vacinas, que são entregues em até 24 horas após a chegada para as 17 regionais, de onde os municípios podem retirá-las para continuar a vacinação nos postos das cidades.

Para que essas estratégias funcionem, no entanto, é preciso que os chamados “fujões” da segunda dose retornem para tomar o reforço que é necessário para completar a imunização contra a Covid.

Continua depois da publicidade

– Estamos chegando aos 70% da população adulta vacinada com a primeira dose no Estado, mas ainda em meio a uma pandemia, e os cuidados seguem sendo essenciais. Então, é preciso que sigamos os protocolos sanitários e façamos a nossa parte, para, quem sabe, neste final de ano possamos aproveitar de forma mais tranquila com nossas famílias – apela Motta Ribeiro.

Somente nos primeiros cinco dias de agosto, SC aplicou 250,8 mil doses – média de mais de 50 mil vacinas ao dia.

Doses aplicadas nos últimos meses em SC

30/abr: 1.648.406

31/mai: 2.407.732

30/jun: 3.438.067

31/jul: 5.051.511

Leia também

Dor no braço após a vacina contra Covid? Entenda os motivos

Após 60% de demissões, hotéis de SC se aproximam do patamar pré-pandemia

Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

O que é o gesto de protesto no pódio das Olimpíadas