Ao todo, 12.289 pessoas estão desabrigadas em Santa Catarina — ou seja, pessoas que precisaram sair de suas casas e estão em abrigos, após a chuva histórica que atingiu o Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), nesta terça-feira (10).
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Até o momento, já são 168 abrigos pelo Estado, distribuídos em 67 cidades. Rio do Sul, Tubarão, Blumenau e Lontras foram algumas das cidades mais afetadas, e as que concentram o maior número de abrigos.
Em Rio do Sul, 22 locais recebem famílias que tiveram que sair de casa por conta da chuva. Até agora, são 1.285 pessoas acolhidas na cidade. Segundo o governo do Estado, a estimativa é que 4.087 residências tenham sido atingidas por alagamentos, e que cerca de 11,8 mil pessoas estejam desalojadas. Em Tubarão, há 10 abrigos; Blumenau tem nove; Lontras tem oito.
Taió chega ao 3º dia embaixo d’água e enfrenta pior enchente da história
Continua depois da publicidade
Como ajudar os desabrigados
Segundo o governo do Estado, os itens mais necessários são alimentos, água, itens de higiene, colchões, roupa de cama, travesseiros e cobertores. A orientação para quem quer fazer alguma doação ou mesmo ajudar sendo voluntário, é que entre em contato com os órgãos oficiais de cada município para saber a melhor forma de contribuir.
Chuva no Estado
A chuva deu uma trégua nesta terça-feira (10), mas o alerta da Defesa Civil continua para novas pancadas nesta quarta (11) e quinta-feira (12).
Segundo o relatório atualizado nesta terça, 89 municípios emitiram decretos de situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Ao todo, 135 municípios tiveram registro de ocorrências causadas pelas chuvas, desde a última quarta-feira (4). São alagamentos, deslizamentos e queda de granizo que atingiram casas, estradas e centros urbanos em diversas regiões catarinenses.
Leia mais
SC começa recuperação de rodovias danificadas pela chuva; veja pontos com bloqueios
SC deve ter no máximo dois dias seguidos de sol em outubro, segundo meteorologista