As denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular nas Eleições 2022 já passaram ede 1,2 em Santa Catarina. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até a última sexta-feira (14), 1.269 queixas foram registradas pela Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, sendo 28 correspondentes ao segundo turno do pleito.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com o TRE-SC, Florianópolis é a cidade que mais registrou denúncias; são 224 no total. O ranking de relatos segue com Blumenau (88), Joinville (64), Itapema (57) e São José (49). No Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registradas quase 38 mil denúncias. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Segundo o TSE, eleitores de São Paulo foram os que mais registraram queixas no aplicativo, com mais de 5,6 mil denúncias. Em seguida está Pernambuco (4,3 mil), Minas Gerais (3,8 mil) e Rio Grande do Sul (3 mil). 

Continua depois da publicidade

Menos da metade dos partidos receberão recursos do Fundo Partidário em 2023; veja lista

Denúncias e apuração

Por meio do aplicativo Pardal, a população pode fazer denúncias sobre compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Após a denúncia, o aplicativo encaminha a queixa diretamente para o Ministério Público do estado do denunciante.

Para que a queixa seja registrada no aplicativo, é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não. A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. 

Leia também

Lula e Bolsonaro travam duelo sobre Covid, corrupção e fake news em debate

Lula e Bolsonaro dizem ser contra aumento do número de ministros no STF