Mais 13 cidades de Santa Catarina podem receber infraestrutura para o funcionamento da internet 5G a partir de 31 de julho. A informação foi confirmada em reunião nesta quarta-feira (26) do Giaspi, grupo criado pelo governo federal para acompanhar eventuais problemas de interferências em faixas da nova tecnologia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Com a autorização, operadoras de telefonia que venceram o leilão da nova tecnologia na faixa de 3,5 GHz, uma das utilizadas para transmitir o sinal 5G, podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações nesses municípios a partir de segunda-feira (31).
O Estado foi o terceiro com mais cidades contempladas, atrás apenas de Minas Gerais (22) e Rio Grande do Sul (19). Em todo o país, a instalação do sinal 5G foi autorizada em 102 municípios de 17 estados.
Com as novas cidades, SC chega a 187 municípios com limpeza efetuada na faixa de 3,5 GHz e, por isso, aptas a implementar o serviço. No país, esse número é de 1.712. Os dados são do painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Continua depois da publicidade
A liberação da faixa não significa necessariamente a instalação imediata das redes do 5G nessas cidades. De acordo com o edital e com o Ministério das Comunicações, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nesses municípios depende do planejamento e do interesse de cada empresa, que precisa solicitar a permissão de instalação ao governo.
Prazos antecipados
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que o governo trabalha com as operadoras de telefonia para antecipar os prazos previstos no leilão.
— A meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 foi alcançada antes da data limite e mais de 30% dos municípios brasileiros já estão aptos para instalação da infraestrutura 5G — afirmou o ministro, em material de divulgação do governo.
Com a decisão desta quarta, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura para 5G nesses municípios. As autorizações para instalação da tecnologia 5G ocorrem quando é concluída a migração do sinal de televisão aberta obtido por meio de antenas parabólicas na banda C para a banda Ku.
Continua depois da publicidade
Cidades de SC liberadas para infraestrutura de 5G
- Araranguá
- Sombrio
- Ipira
- Piratuba
- Laguna
- Tubarão
- Braço do Norte
- Capivari de Baixo
- Gravatal
- Imaruí
- Jaguaruna
- Pescaria Brava
- Imbituba
Vídeo conta como vai funcionar o 5G em SC
Leia também
Perto de receber 5G, SC ainda tem localidades sem acesso a redes móveis; entenda
TIM planeja ampliar cobertura da internet 5G em Blumenau
Seu celular é compatível com 5G? Saiba como verificar acesso à tecnologia