Santa Catarina está com o documento pronto para liberar o uso de máscaras ao ar livre em todo o Estado, segundo o governador Carlos Moisés. Em passagem por Jaraguá do Sul, ele detalhou o que falta para dar o próximo passo na flexibilização das regras contra o coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
– Dependemos de uma revogação de uma medida do presidente da República, de uma lei nacional que vige em todo o território nacional e obriga o uso de máscaras em todos os locais e espaços públicos – explicou.
A informação havia sido adiantada mais cedo pelo colunista da NSC, Raphael Faraco. Segundo Moisés, a norma federal precisa ser revogada pelo Congresso Nacional ou pelo presidente Jair Bolsonaro para que o Estado possa efetivar a liberação das máscaras ao ar livre.
Caso a lei permaneça em vigor, a alternativa do governador será discutir o assunto com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberação colegiada, com a participação dos municípios.
Continua depois da publicidade
Moisés já havia adiantado que o uso de máscaras poderia deixar de ser obrigatório ao ar livre quando Santa Catarina atingisse 65% do público geral com o ciclo de vacinação completo. Segundo ele, o Estado já superou a meta.
– Por isso, a norma está pronta. Se dependesse disso, já superamos a marca. Temos mais de 90% dos catarinenses com a primeira dose e mais de 70% com a segunda dose – detalhou.
De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, atualizado nesta quarta-feira (17), a primeira dose foi aplicada em 92,5% da população vacinável e 78,1% da população geral. Ao mesmo tempo, 76% da população vacinável e 64,2% da população geral está com o ciclo de vacinação completo.
Leia também:
Joinville vai aguardar definição de SC para ampliar dose de reforço para todos os adultos
Continua depois da publicidade
Joinville imunizou 59% da população contra a Covid-19; veja como se vacinar
Joinville tem mais da metade dos bairros com menos de dez casos ativos de coronavírus
Vídeo mostra emoção de profissionais da saúde ao fechar UTI Covid em Joinville
SC tem 10 regiões em risco moderado para a Covid-19; veja quais
SC avalia barreiras sanitárias na temporada de verão, diz secretário