O Dia D das campanhas de multivacinação e contra a poliomielite ocorre neste sábado (20), em Santa Catarina. A ação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde é voltada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos e ocorre nos postos de saúde de todo o Estado, durante todo o dia.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Schiessl Fialho, ressalta a necessidade do Dia D para os pais e responsáveis que têm dificuldades de levar os filhos aos postos durante a semana:

– Sabemos que muitos trabalham no horário em que os postos ficam abertos. Então, o Dia D é a oportunidade que eles têm para atualizar a caderneta dos filhos.

Joinville terá “Dia D” de vacinação com horários especiais no sábado

Continua depois da publicidade

As campanhas começaram no dia 9 de agosto e vão até o dia 9 de setembro e são oferecidas 17 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

Campanhas

De acordo com a SES/SC, na campanha de vacinação contra a poliomielite, a indicação é vacinar crianças de um ano e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Acompanhe o avanço da imunização em SC

Já para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP

Ainda de acordo com a secretaria, a campanha de multivacinação vai oferecer para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite, entre outras.

Continua depois da publicidade

Mais de 480 mil crianças com menos de 5 anos devem ser vacinadas contra poliomielite em SC

Além disso, durante o período das campanhas, também será possível a vacinação contra a Covid-19. Em caso de dúvidas referentes a situação vacinal da criança e/ou adolescente, a SES/SC recomenda procurar um posto de vacinação.

Desabastecimento da Vacina BCG

Por conta da dificuldade de aquisição da vacina BCG, o Ministério da Saúde reduziu o repasse do imunizante e deu um prazo de sete meses para solucionar o problema, contando a partir do mês de abril. A BCG é aplicada idealmente nos primeiros dias de vida e fundamental na prevenção de casos graves de tuberculose em crianças.

A Secretária de Estado de Saúde de Santa Catarina informou que, até o momento, não houve desabastecimento da vacina BCG em Santa Catarina.

Empresário de Blumenau suspeito em desfalque milionário diz sofrer ameaças de morte

Para gerenciar a situação, a secretaria tem orientado os municípios a otimizarem a abertura das ampolas, já que cada frasco de BCG tem validade de seis horas após aberto.

Continua depois da publicidade

Vacinas ofertadas

VIP – Vacina inativada contra a poliomielite
VOP – Vacina oral contra a poliomielite
Febre amarela
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
dTpa (difteria e tétano adulto)
Difteria e tétano adulto
Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
BCG (formas graves de tuberculose)
Hepatite B
Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
Rotavírus (diarréia por rotavírus)
Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
Meningocócica C (doença meningocócica C)
DTP (difteria, tétano e coqueluche)
Hepatite A
Varicela (catapora)

Leia também

Exclusivo: Empresário aceitou cumprir pena e devolver R$ 39 mi em delação de corrupção em SC

UFSC e IFSC terão vestibular unificado pela primeira vez; veja como será

Caetano Veloso faz show extra em Florianópolis