Santa Catarina tem registrado crescimento nos casos de Covid-19 em pessoas de todas as idades, segundo o Boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz na terça-feira (4). Além disso, o Estado também apresenta uma tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
Conforme o estudo, o Estado está entre as noves unidades federativas que apresentaram aumento nas infecções em pessoas de todas as idades nas últimas semanas. Também integram a lista Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Dados do Painel do Coronavírus apontam que, em 5 de abril, eram 2.715 casos ativos da doença, um aumento de 25,86% em relação a 4 de março, quando eram 2.157.
SC libera dose bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com a Fiocruz, nos estados de Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Sergipe e Tocantins, o aumento é de vírus respiratórios e está concentrado principalmente em crianças. Por isso, Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, recomenda que elas não sejam enviadas às escolas em caso de sintomas, principalmente porque o percentual de vacinação contra a Covid-19 nesta faixa etária segue baixo.
— Por isso, é importante que os responsáveis lembrem que, por mais que a Covid-19 afete com maior intensidade a população adulta, os pequenos não vacinados também correm um risco importante. Então, a melhor forma de proteger é tomar vacina e usar boas máscaras, especialmente, quem está com sinal de infecção respiratória ou quem vive com alguém que faz parte do grupo de risco — reforça.
O boletim traz, ainda, um aumento expressivo no número de novas internações de crianças por conta dos vírus respiratórios, enquanto nos adultos, a preocupação segue sendo a Covid, principalmente naqueles que não foram vacinados.
SC também tem tendência de aumento de SRAG
A análise foi feita com base nos dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 27 de março. Eles são referentes à Semana Epidemiológica (SE) 12, período de 19 a 25 de março.
Continua depois da publicidade
Ela aponta, ainda, indícios de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) em Santa Catarina. O mesmo cenário é visto em outros 18 estados, segundo a Fiocruz.
Já entre as capitais, Florianópolis é a única entre as cidades do Sul que não apresenta crescimento nos casos de SRAG.
Nas últimas quatro semanas, 46,2% dos casos envolvendo vírus respiratórios foram de Covid-19. O mesmo é observado entre os óbitos, onde 82,7% ocorreram por conta do coronavírus.
Leia também:
O que SC aprendeu após três anos do decreto que suspendeu atividades por conta da Covid-19
Continua depois da publicidade
Clínica é investigada por suspeita de aplicar vacinas vencidas em pacientes de SC