Amanheceres gelados e tardes com clima de verão. É assim que têm sido os dias em Santa Catarina durante o inverno. Enquanto em alguns pontos da Serra o dia amanhece com temperaturas negativas, o Oeste registra máximas de 30ºC, em um clima semelhante ao encontrado em áreas desérticas, segundo especialistas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, o fenômeno se chama balanço de radiação diário e não é incomum. Ele explica que nesta época do ano predominam as massas de ar seco e frio. No entanto, como elas têm chegado com fraca intensidade na atmosfera, rapidamente ocorre o aquecimento, causando o clima quente.
— Nesses próximos dias nós vamos ter dias ensolarados, porém quentes. E quando acontece o frio? Somente no período da noite e na madrugada, ao amanhecer, que é normal. Sabe o efeito que tem no deserto, que durante o dia é calor e a noite é frio? É a perda de radiação que chega durante o dia e é isso que está acontecendo — explica.
SC e os extremos do Clima: Estado onde tudo acontece
Continua depois da publicidade
Ele pontua que o clima gelado ocorre quando há a umidade e o tempo chuvoso, principalmente com a chegada das massas de ar frio.
— Parou, a temperatura volta a ficar elevada de novo — complementa.
Um exemplo é a previsão para esta terça-feira (1º). Segundo a Defesa Civil, entre a madrugada e a manhã, as temperaturas mínimas devem variar entre 2ºC e 18ºC. Na Serra, inclusive, há uma pequena chance de ocorrência de geada nos pontos mais altos.
Já as máximas devem chegar a 29ºC, principalmente no Oeste, enquanto nas demais regiões elas variam de 19ºC a 25ºC. A previsão é de predomínio de sol no Oeste e com a presença de algumas nuvens no restante do Estado. Além disso, a Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar entre o Oeste, Serra e Planalto Norte.
Na quarta-feira (2), na Serra e Meio-Oeste, a temperatura mínima varia entre 1ºC e 13º, enquanto no Extremo-Oeste ela pode chegar aos 30ºC.
Continua depois da publicidade
E quando o frio deve voltar?
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, as temperaturas devem despencar no Estado após 8 de agosto. Isto porque, em 5 de agosto, o deslocamento de frentes frias deve trazer variação de nuvens e condição de chuva mal distribuída em Santa Catarina, o que deve ocorrer por três dias.
Depois, a previsão é de sol com algumas nuvens e temperatura em declínio com a chegada de uma massa de ar frio no Sul do Brasil.
Leia também:
Enxurradas causam mortes e prejuízos em SC e se tornam maior desafio às cidades