Novembro deve trazer frio histórico com possibilidade de neve para Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, logo nos primeiros dias do mês, as temperaturas podem chegar próximas de 0°C em regiões do Extremo Oeste ao Planalto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

O mês de outubro está previsto para terminar com chuva e temporais de granizo, segundo o que divulgou o órgão. A situação acontece devido a formação de uma frente fria no Sul do país, associada a um ciclone extratropical. Logo após a passagem, uma massa de ar frio polar avança pelo Estado, fazendo com que as temperaturas caiam ainda no dia 31 de outubro.

Segundo a Epagri/Ciram, como Santa Catarina tem ainda previsão de umidade para estes dias, a possibilidade de chuva congelada e neve não está descartada, apesar de ser uma condição atípica no Estado.

O menor registro de temperatura em novembro em Santa Catarina foi feito em 1992, segundo a estação meteorológica de São Joaquim, quando os termômetros chegaram em -1,5ºC. De acordo com a Epagri/Ciram, considerando toda a série histórica, desde 1983, o Estado registrou 18 dias de temperatura abaixo dos 3°C em novembro. 

Continua depois da publicidade

De acordo com o meteorologista do NSC Total, Leandro Puchalski, apesar de ainda estar cedo para confirmar registro de neve, há grandes possibilidades de frio intenso e geada.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Quase metade da Lagoa da Conceição tem irregularidade no esgoto, diz Casan

Como foi a oscilação do dólar em cada gestão presidencial e o impacto nas eleições 2022

2023 terá cinco feriados prolongados; veja as datas