Em apenas um mês, Santa Catarina teve aumento de 92% nos casos ativos de Covid-19. De acordo com o Painel do Coronavírus, do NSC Total, 7.819 pessoas ainda estão em tratamento do vírus nesta segunda-feira (23) — em 23 de abril, eram 4.071 infectados.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Também houve crescimento expressivo ao comparar com a situação da doença no início do mês. Em 1º de maio, eram 5.068 casos — aumento de 54,28%.
> Estado de emergência por Covid-19 termina oficialmente no Brasil
De acordo com o Painel, o crescimento tem ocorrido em todas as regiões do Estado. A Grande Florianópolis, por exemplo, concentrava 1.609 casos ativos em 10 de maio. Neste domingo (22), eram 2.129 — aumento de 32,31% em 12 dias.
Continua depois da publicidade
Casos ativos por mesorregião em SC
https://flo.uri.sh/visualisation/4243389/embed
https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus
Ainda segundo o Painel, diversas cidades têm registrado aumento nos casos ativos da doença. Em Palma Sola, no Oeste, em sete dias, o crescimento foi de 600% – passou de três para 21 ativos em apenas uma semana.
Florianópolis lidera como o município com o maior número de pacientes: 1.417 — aumento de 7% em relação a semana passada. Em seguida vem Joinville, com 748, e Blumenau, com 555. Ao todo, 240 cidades tem casos ativos da doença.
Variação proporcional de casos ativos nos últimos 7 dias
https://flo.uri.sh/visualisation/5870863/embed
https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus
Para o superintendente em Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, apesar do aumento, os números não têm refletido nas internações ou mortes por Covid-19. Em maio, de acordo com o Painel do Coronavírus, são 34 óbitos.
Continua depois da publicidade
— Estamos muito mais preparados neste momento [para atender a população], com uma boa cobertura vacinal. Mesmo com esse aumento, eles não estão refletindo em hospitalizações, e as que têm são muito concentradas em pessoas vulneráveis e com doenças crônicas, que não receberam a dose de reforço — explica.
Saúde reforça “camadas de proteção”
Apesar disso, Santa Catarina tem demonstrado preocupação com o aumento nos casos de doenças respíratórias. Por conta disso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem reforçado a recomendação do uso de máscaras, principalmente em lugares fechados.
— Estamos lidando com doenças de transmissão respiratória, que se transmite por forma de gotículas respiratórias. Principalmente no inverno, as pessoas acabam fechando as janelas, em salas de aula ou no trabalho, para se protefer do frio. Como não há essa circulação do ar, caso tenha uma pessoa infectada, existe o risco de transmissão. Por isso a recomendação das máscaras — pontua Macário.
> Presos falsificaram testes de Covid para aumentar tempo fora do presídio em Jaraguá do Sul
O superintendente também reforça outras medidas de prevenção, como a vacinação da Covid-19 e da Influenza. Além disso, outras atitudes como a lavagem de mãos e uso de álcool em gel, também são formas de reduzir a transmissão da doença.
Continua depois da publicidade
— Santa Catarina sempre teve esse período da temporada de frio que favorece a transmissão de doenças respiratórias. São várias as camadas de proteção: usa um álcool em gel, procura ter os ambientes arejados, uma alimentação regular. Isso melhora a resposta imune, toma as vacinas. Isso acaba te protegendo de várias formas — reforça.
Mais de 1,7 milhões de casos confirmados
Desde o início da pandemia, Santa Catarina registrou 1.725.174 casos de Covid-19. Nesta segunda-feira, mais 345 foram confirmados.
Em relação as mortes são 21.280. De acordo com o Painel, mais quatro mortes foram confirmadas nesta segunda-feira.
Leia também:
SC tem lista de espera para leitos de UTIs infantis
Hospital de Joinville conclui primeiro transplante muscoloesquelético
Saúde volta a orientar máscaras em SC diante de casos de síndrome respiratória em crianças