Apenas uma região de Santa Catarina não tem internados em decorrência da Covid-19. De acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, nesta terça-feira (6), a Foz do Rio Itajaí era a única que não tinha pacientes hospitalizados em um leito de UTI para tratamento da doença.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o painel, são 46 internados por Covid-19 em leitos de UTI no Estado. Desses, 36 são adultos, nove são crianças e um está em unidade de internação neonatal. A última vez que Santa Catarina registrou esse total de pacientes foi em 1º de agosto.

SC tem o maior número de casos ativos de Covid-19 em cinco meses

A maioria dos pacientes estão na Grande Florianópolis e Norte, onde há 14 internações cada. Em seguida vêm o Vale do Itajaí, com sete internados em leitos de UTI.

Continua depois da publicidade

Além disso, os dados apontam um leve crescimento nas internações no início de dezembro. No dia 1º, por exemplo, Santa Catarina tinha 36 internados, número que saltou para 46 nesta terça-feira — um aumento de 27% em cinco dias.

Apesar disso, as internações por Covid-19 em leitos de UTI no Estado representam apenas 3,9% das 1.024. O restante, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, é de pessoas que tratam outras enfermidades.

Ocupação dos leitos de UTI do SUS
https://flo.uri.sh/visualisation/2032950/embed

https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus

De acordo com o infectologista e professor da Univille Tarcisio Crocomo, um dos motivos para o aumento das internações é a nova variante da Covid-19, BQ.1, que está em circulação em Santa Catarina.

— O que se sabe é que ela [a variante] tem uma maior capacidade de transmissão. Com o maior número de infectados, a chance de termos internações aumenta — pontua.

Continua depois da publicidade

Ele relembra, ainda, que a atual vacina contra a doença protege contra as formas mais graves e, por isso, é importante que as pessoas continuem com o esquema em dia. Atualmente, apenas 21,10% dos adultos com mais de 30 anos tomaram as duas doses de reforço contra a doença.

Idosos representam 70% das internações

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, entre 1 a 23 de novembro, 210 pessoas pessoas foram hospitalizadas com Covid-19 em Santa Catarina. Dessas, 70% eram idosos com mais de 60 anos — 146 no total.

Além disso, segundo a pasta, 157 das pessoas apresentava algum tipo de fator de risco para agravamento da doença, como asma, diabetes, imunodepressão ou obesidade.

Por fim, das 36 pessoas que precisaram de um leito de UTI, 83% delas estavam com esquema vacinal atrasado. Todos eram idosos, segundo a SES.

Continua depois da publicidade

Mais de 12 mil pessoas seguem em tratamento

Ainda segundo os dados do Painel do Coronavírus, 13.393 pessoas seguem em tratamento para a Covid-19 nesta terça-feira (6). Em relação a segunda (5), houve um ligeiro aumento de 7,15% no número de ativos.

Ao todo, 263 cidades têm casos ativos de Covid-19. O município com a maior quantidade é Florianópolis, com 2.307, seguido de Joinville, com 1.994, e Chapecó, com 490.

Casos ativos em SC
https://flo.uri.sh/visualisation/6803677/embed

https://www.nsctotal.com.br/coronavirus/mapa-de-evolucao-do-virus

Desde o início da pandemia, 1.918.421 casos foram confirmados no Estado, sendo que desses 1.882.550 estão recuperados e 22.478 morreram em decorrência do vírus.

Leia também:

MP mantém inquérito civil para acompanhar enfrentamento da Covid em Joinville

Máscaras voltam a ser recomendadas em escolas de Biguaçu devido ao aumento de casos de Covid