O pinhão na chapa, lenha no fogão e retirada dos casacos do armário marcaram a chegada do frio na Serra catarinense nesta quarta-feira (19). Em Urupema, considerada uma das cidades mais geladas do país, os termômetros marcaram 3,37ºC às 3h, segundo a Epagri/Ciram. O motivo é a chegada da primeira massa de ar seco e frio que fará com que as temperaturas despenquem essa semana no Estado. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Moradora de Urupema há 39 anos, Taise Andrade já está acostumada com o frio. O café da manhã desta quarta, por exemplo, foi preparado no fogão a lenha, que também serve para aquecer a casa. Além disso, um item não pode faltar no cardápio: o pinhão, alimento típico desta época do ano.
— Tá começando a chegar o friozinho e a gente tem que começar a se preparar com a lenha. Agora que estamos na época da colheita do pinhão, já estamos com um pinhãozinho para agradar os visitantes e a família — conta.
Festa do Pinhão 2023 confirma Maiara e Maraísa, Henrique e Juliano e Fresno; confira
Continua depois da publicidade
Outras cidades de Santa Catarina também amanheceram geladas nesta quarta-feira. Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi de 4,4ºC às 5h. No mesmo horário, em São Joaquim, a temperatura era de 5,26ºC.
Ainda na região, Urubici registrou 5,72ºC. Já em Caçador, no Meio-Oeste catarinense, a mínima foi de 5,9ºC. Já em Florianópolis, a menor temperatura foi 13,41ºC.
O clima gelado em Santa Catarina ocorre pela presença de um ciclone no oceano e a chegada de uma massa de ar frio. Conforme a Defesa Civil, o Estado deve ter uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas e fortes rajadas de vento ao longo da quarta-feira e terá dias frios ao menos até sexta-feira (21).
Confira imagens da Serra no amanhecer gelado:
Cuidados com o frio
Defesa Civil recomenda:
Continua depois da publicidade
- Tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua;
- Beba bastante água e se agasalhe bem;
- Evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas.
Cuidados com cães, conforme orientação dos bombeiros:
- Se o cachorro não for muito peludo, coloque uma roupa nele, desde que ele adapte bem. O tecido deve ser macio. Se o cão não aceitar, não insista;
- Também é possível usar uma coberta própria para cães. Colocá-la no local onde o animal dorme ou passa boa parte do tempo, como na casinha;
- Não deixe o cão sozinho perto de lareiras e aquecedores. Tenha uma barreira, especialmente se o animal for um filhote. Isso evita que ele se machuque em um acidente.
*Com informações do repórter Cristiano Gomes, da NSC TV
Leia também:
Florianópolis se torna 2ª capital com aluguel mais caro em 2023; veja preço por bairro
Cão desparecido há quatro dias é resgatado com técnica de escalada em SC