Santa Catarina pode registrar a maior safra de soja da história em 2023. É o que aponta o boletim agropecuário de março divulgado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa). O resultado esperado para este ano deve ser o maior da série histórica levantada pelo órgão, que teve início há 10 anos, no período de plantio de 2012/2013. Antes disso, segundo a Epagri, a soja não registrava grandes áreas de cultivo no Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os dados divulgados até o momento indicam crescimento na safra da soja catarinense em relação à estimativa inicial. A produção no Estado já atingiu 2,74 milhões de toneladas, 5% a mais do que o esperado para o início da safra, que era de 2,61 milhões.
A expectativa é de que a produção de soja em SC em 2023 fique perto das 3 milhões de toneladas, somando os números da segunda safra, que ainda será colhida.
A área de cultivo no Estado também aumentou e atualmente é de 730,6 mil hectares — no início da safra, era de 715 mil hectares. Desde 2012, quando a Epagri começou a monitorar os resultados da sofra de soja em SC, a produção e o tamanho de área cultivada têm crescido no Estado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Transportadores em SC esquentam polêmica sobre aumento do biodiesel no diesel
Cultivo de oliveiras vira aposta de produtores de SC com foco em azeite extravirgem e turismo
Imigrante sírio venceu a barreira da língua para viver em SC: “Abracei Floripa”