O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para os acumulados de chuvas no Norte de Santa Catarina. O aviso foi emitido às 9h26min de domingo (8) e é válido até o meio-dia desta segunda-feira (9).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o Inmet, há risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas suscetíveis. Os acumulados de chuva são superiores a 100 milímetros. O alerta inclui também partes do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Veja o alerta do Inmet

Alerta inclui também áreas do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul (Foto: Inmet, Divulgação)

Outros alertas

Outras regiões de Santa Catarina também estão em alerta. O instituto emitiu um aviso laranja de “perigo” para chuvas intensas no Norte, Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. A previsão, válida até o meio-dia, inclui chuvas entre 50 e 100 mm, e ventos de 60 a 100 quilômetros por hora.

Continua depois da publicidade

Partes do Sul, da Serra, do Oeste e da Grande Florianópolis também estão em alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas de até 50 mm e ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. O aviso é válido até meio-dia.

Imagens aéreas mostram ruas de Joinville tomadas pela água após fortes chuvas; VÍDEO

Até quando vai a chuva

No domingo, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que o tempo deve permanecer nublado e chuvoso em grande parte do território catarinense nesta segunda, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa, em especial no Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí.

Até o final do evento, nas áreas mais atingidas, ainda são esperados, em média, volumes entre 50mm e 80 mm, com pontuais entre 100 mm e 150 mm. Diante disto, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto.

Continua depois da publicidade

Na área entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 40 e 60 mm com pontuais em torno de 80 mm. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.

Os volumes de chuva registrados ao longo dos últimos dias já causaram ocorrências de alagamentos e enxurradas em várias regiões do Estado, principalmente na de Joinville. Foram registradas elevações de rios, causando extravasamento em alguns pontos, provocando interdições em vias e pontes.

Leia também

Quanto ainda vai chover em SC? Previsão aponta para mais chuva e possibilidade de estragos

Chuvas em SC deixam desalojados com ao menos 22 cidades afetadas e uma em situação de emergência

Quais cidades de SC registraram mais chuva em apenas 24 horas