A Defesa Civil emitiu um alerta para chances de temporais e granizo em boa parte do Estado durante o fim de semana. Além disso, segundo a Epagri/Ciram, em algumas regiões de Santa Catarina, os ventos podem chegar a 60 km/h entre esta sexta-feira (8) e sábado (9).

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O motivo para a instabilidade no tempo é a presença de um cavado – área alongada de baixa pressão -, que intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica para o Sul, causando temporais. De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno atingirá primeiro o Oeste e depois seguirá para as outras regiões.

No sábado, a Defesa Civil informa que são esperados entre 40 e 60 mm de chuva. Também há a expectativa de temporais com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e granizo, principalmente do Extremo-Oeste ao Litoral Norte. 

O alerta vale até as 6h de sábado (9) para as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte, segundo a Epagri/Ciram. 

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o órgão, entre domingo (10) e segunda-feira (11), a chuva deve persistir na maioria das regiões de Santa Catarina, acompanhada de trovoadas. Já a temperatura deve continuar amena, com pequenas elevações durante o dia.

> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Chuva causa cratera em Chapecó 

A chuva também tem causado estragos nos últimos dias em SC. Nesta quarta-feira (6), por exemplo, um temporal causou alagamentos e abriu uma cratera em uma rua de Chapecó, no Oeste. A via foi interditada pela Defesa Civil Municipal. 

Além disso, duas casas foram invadidas pela água nos bairros Bela Vista e São Cristóvão. 

Cratera se abriu em uma rua de Chapecó após a chuva
Cratera se abriu em uma rua de Chapecó após a chuva (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Leia também: 

Descontrolado, homem atira gasolina contra atendentes do Procon em Blumenau

Justiça mantém absolvição de empresário no caso Mariana Ferrer

Quase uma tonelada de alimentos vencidos e com fungo é encontrada em mercados em SC