O frio intenso chega a Santa Catarina mais uma vez neste fim de semana, junto com fortes ventos que podem alcançar até 100km/h. A massa de ar polar deve se deslocar pelo estado no domingo (18), com temperaturas negativas que podem atingir até -7°C na Serra catarinense. Já a ventania está prevista para a tarde deste sábado (17).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em nota, a Marinha do Brasil informa que os ventos mais fortes estão previstos entre os dias 17 e 20 para o Litoral de SC, especialmente mais ao Sul. As rajadas também podem provocar agitação marítima, com ondas de até 5 metros de altura de Laguna até o Rio Grande do Sul.
Segundo a Epagri/Ciram, as rajadas de vento começam na tarde de sábado (17), a 80km/h e se intensificam para 90km/h entre domingo (18) e a madrugada de segunda-feira (19). Neste período, também há risco de ressaca.
Um pouco depois de começar a ventania, chega o frio intenso. Conforme a Defesa Civil do Estado, o amanhecer de domingo já terá formação de geada na Serra, com temperaturas que variam de 0 a 5°C entre o Oeste e os Planaltos Sul e Norte e de 7°C a 11°C em todo o Litoral, além do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Já na segunda-feira (19), de acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, há previsão de um amanhecer abaixo de zero grau na Serra e em mais três regiões. O mesmo deve ocorrer na manhã de terça-feira (20).
Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram
Veja abaixo as mínimas para domingo e segunda por cidade:
Lages: 0º, -2ºC.
Urupema: -1°C, -7°C.
Urubici: 2, -2°C.
Florianópolis: 8°C, 4°C;
São José: 8°C, 4°C;
Palhoça: 8°C, 4°C;
Joinville: 8°C, 7°C;
Blumenau: 5°C, 3°C;
Itajaí: 7°C, 6°C;
Criciúma: 2°C, 3°C;
Chapecó: 0°C, -1°C;
Leia também
Menor temperatura de 2021 no Brasil é registrada em SC
Catarinense relata 10 minutos de terror durante enchente na Alemanha: “Desespero”
Neve em SC no meio da tarde surpreende turistas em Urupema: “Lindo e emocionante”