A combinação entre as altas temperaturas — causadas pela onda de calor que chega a Santa Catarina — e a umidade poderá causar temporais fortes e isolados na maior parte do Estado neste final de semana. O alerta foi emitido pela Defesa Civil, que aponta que a chuva intensa deve chegar nas tardes e noites deste sábado (15) e domingo (16).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o órgão estadual, as chuvas podem atingir toda SC e tem risco moderado a alto para ocorrências, como deslizamentos e enxurradas. Praticamente todo o “miolo’ do Estado até o Litoral pode registrar fenômenos associados aos temporais.
O alerta laranja vale para o Meio-Oeste, Alto Vale, Médio Vale, Serra, Planalto Norte, interior da Grande Florianópolis e entorno de Joinville.
Conforme o órgão, as condições do tempo justificam o alerta. A chuva pode vir em forma de pancadas, acompanhadas de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
A previsão é de sábado com sol e nuvens, e muito calor em função da massa de ar quente que afeta Santa Catarina. As temperaturas podem chegar a 38°C no Oeste e Litoral Sul, 32°C na Grande Florianópolis e ficar entre 28°C a 32°C no restante do Estado.
O domingo tem a mesma configuração, com a chuva forte chegando na tarde e noite. Neste dia, as máximas podem chegar a 39°C no Oeste e Litoral Sul, e variar entre 29°C e 34°C em todo o resto de Santa Catarina.

Onda de Calor em SC
De acordo com a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o centro da massa de calor é localizado entre a Argentina e o Uruguai, regiões que já bateram recorde de temperatura.
> Onda de calor em SC: entenda como deverá ocorrer
Segundo ela, a localização do fenômeno faz com que o calor afete principalmente o Rio Grande do Sul, as regiões de Santa Catarina na divisa, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense, mas será sentido em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Já o metereologista e colunista do NSC Total, Leandro Puchalski, explica que a região Oeste pode sofrer mais com o calor por estar mais afastada do Litoral e, assim, ser mais seca. Segundo ele, é possível que as altas temperaturas tragam pancadas de chuvas no período da tarde em todos os dias, o que deve refrescar um pouco.
— À medida que a temperatura sobe, a gente vai ter pancadas de chuva de verão, nas tardes dos quatro dias, não vai pegar todas as cidades, serão isoladas. Tem que chamar atenção para temporais isolados, que podem atingir determinadas cidades — ressalta.
O meteorologista também detalhou a previsão do tempo por região durante o período que onda de calor passa por Santa Catarina.
Leia também
Como será a vacinação de crianças contra Covid nas maiores cidades de SC
Continua depois da publicidade
Vereador de Caçador é um dos mortos em naufrágio em Laguna
Recorde de calor em SC: veja maiores temperaturas registradas na história