A Defesa Civil emitiu um alerta de temporal para Santa Catarina nesta quinta-feira (25). Segundo o comunicado, a passagem de uma frente fria traz o retorno da chuva ao Estado, partindo da região de divisa com o Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
Ao longo da quinta-feira, com o deslocamento da frente fria, a instabilidade se espalha para o restante do Estado. A Defesa Civil espera temporais isolados, associados a chuva pontualmente forte, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
O risco de chuva intensa em curto período de tempo pode provocar também alagamentos e deslizamentos pontuais.
Estado também tem rajadas de vento e risco de ressaca
O Estado também deve registrar rajadas de vento, com intensidade de até 90 km/h em praticamente todas as regiões, com exceção do Oeste e Extremo Oeste. Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (26), a direção do vento muda de Oeste/Noroeste para Sudeste/Sul, com atuação principalmente nas faixas litorâneas.
A passagem da área de instabilidade também deve deixar o mar agitado em todo o Litoral de Santa Catarina, com ondas de quadrante sul e picos de altura de até três metros, a partir do final da noite desta quinta-feira (25) até a manhã de sexta-feira (26). A condição favorece a ocorrência de ressaca entre as regiões do Litoral Sul e Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
O alerta de temporal surge duas semanas após um tornado atingir cidades do Extremo Oeste de SC, deixando casas descobertas e danificando estruturas como pontes e construções.