Santa Catarina pode ter chuvas volumosas e temporais isolados entre este domingo (3) e segunda-feira (4). Segundo o aviso da Defesa Civil, também há risco de rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo. O mau tempo ocorre em decorrência do avanço de uma frente fria – que é um sistema de chuva – pelo Sul do Brasil.
Continua depois da publicidade
Em algumas partes do Estado a precipitação pode superar os 80mm, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos. Segundo o órgão, cidades nas regiões em cor de laranja no mapa abaixo têm risco alto de chuvas intensas, enquanto nas áreas em amarelo o risco é moderado.

No domingo, o avanço da frente fria pelo sul do país associada ao fluxo de umidade direcionado ao estado fornece condições para chuva no estado. Esta chuva, por vezes, ocorre em forma de temporais isolados. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a chuvas intensas (alagamentos e deslizamentos) e temporais (descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo).
Na segunda-feira, a frente fria se afasta do estado, mas ainda provoca pancadas de chuva entre a madrugada e manhã. A aproximação de um sistema de alta pressão passa a estabilizar o tempo entre a tarde a noite, a partir da porção oeste.
Por conta da maior cobertura de nuvens no centro-leste do estado as temperaturas não sobem muito, não passando dos 20°C. Já na porção oeste o sol aparece entre nuvens durante a tarde com as máximas chegando aos 25°C. O vento sopra do quadrante sul com fraca a moderada intensidade.
Continua depois da publicidade
O sol volta a aparecer na terça-feira (5), no entanto, a partir de quarta-feira (06) o tempo volta a ficar instável. A tendência é que uma nova área de baixa pressão favoreça a ocorrência de pancadas de chuva no estado, que por vezes podem vir em forma de temporais.
Recomendações
Tempestades com ventania e raios
– Busque local abrigado, longe de árvores, placas, postas de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.
– Em local abrigado, fique loinde das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um local muito seguro.
– Na praia, jamais fique na água.
Alagamentos e inundações
– Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
Continua depois da publicidade
– Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
– Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra
– Atenção a sinais como inclinação de postes e árvores.
– Qualquer movimento de terra ou rocha perto de residências.
– Aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Em casos de problemas, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros pelo 193.
Leia também
Saiba como se proteger contra raios em dias de tempestade
Tornados em SC: relembre as vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado