Um alerta da Defesa Civil de Santa Catarina desta quinta-feira (19) deixou as regiões Extremo-Oeste e Oeste em estado de atenção devido às fortes chuvas e temporais que devem ocorrer até o fim da tarde desta sexta (20). A precipitação no período deve ir de 60 a 80 milímetros, em temporais com raios, vento forte e granizo. Há ainda risco de moderado a alto para destelhamentos e quedas de energia.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A Defesa Civil ainda mantém risco de moderado a alto para deslizamentos até sábado (21), o que se estende também a outras partes do Estado, ainda com solo encharcado. A rodovia SC-157, por exemplo, que liga Chapecó a São Lourenço do Oeste, ficou interditada por três horas durante a manhã na altura de Cordilheira Alta após uma queda de barreira deixar a pista tomada de lama e destroços de árvores.
Veja vídeo da SC-157 tomada de lama e destroços
O Oeste já havia tido temporais com chuva intensa nos últimos dias. Municípios ficaram inundados com a cheia do Rio Uruguai, que divide Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A prefeitura de Chapecó, maior cidade da região, precisou decretar emergência na quarta (18), com escolas destelhadas pelo vendaval.
Confira fotos das inundações do Rio Uruguai
Outras regiões de SC
A Defesa Civil catarinense ainda coloca estado de observação do Meio-Oeste ao Planalto Norte, que devem ter de 30 a 50 milímetros de chuva no período. Parte da região Serrana deve ter de 15 a 20 milímetros de precipitação. Já o Litoral terá céu nublado ao longo da sexta, mas sem risco de temporais.
Continua depois da publicidade
Previsão para os próximos dias
A previsão do tempo indica que o sol deve voltar a predominar no Grande Oeste catarinense apenas a partir do sábado, quando não se descarta, contudo, pancadas de chuva e temporais isolados.
No domingo (22), a expectativa é de tempo firme em grande parte de Santa Catarina, com exceção da faixa que se estende da Serra ao Litoral, passando também pelo Vale do Itajaí e o Planalto Norte, onde há maior condição de nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e passageira.
O Estado tem tido um mês de outubro com chuvas acima da média histórica e diversos estragos associados a elas. Até aqui, 149 municípios emitiram decretos de situação de emergência e outros três, em condição mais crítica, declararam estado de calamidade pública (Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste).
Leia mais
Entenda como estão sendo feitas as buscas por homem desaparecido em balsa que virou em SC e RS
Continua depois da publicidade
Cidade de SC sai da situação de enchente após 12 dias com nível da água acima de 7,5 metros