O alerta de rajadas de vento de até 70 km/h está mantido pela Defesa Civil e deve atingir a região do Litoral Sul e a Grande Florianópolis nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26). O vendaval estava previsto para o começo da manhã de quarta e deve permanecer atuando nas áreas afetadas até 06h de quinta-feira.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O aviso da ocorrência ventos moderados e persistentes na região do litoral já havia sido emitido pela Defesa Civil na manhã de terça-feira (24). No dia, somente a região do Litoral Sul estava incluída na previsão. Agora, o alerta se estende para toda a região da Grande Florianópolis.
Cuidados
A Defesa Cilvil reforçou que em casos de ventos fortes algumas orientações devem ser seguidas para evitar acidentes:
– Buscar local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados,
Continua depois da publicidade
– Proteger-se em locais longe de janelas.
Outros alertas
Nesta semana a Defesa Civil também emitiu um alerta sobre o alto risco de queimadas no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. Em todo o Estado, até novembro, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 57% a mais de incêndios florestais do que no mesmo período do ano passado. Na terça (24) e na quarta-feira (25), o risco sobe para muito alto nas regiões do Extremo Oeste e parte do Oeste do Estado. Nestas regiões, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%, o que contribui para dificultar o controle das chamas.
Em todo o litoral do estado a Epagri prevê e alerta sobre a incidência de maré seca até sexta-feira (27). A persistência do vento norte e nordeste associado com a alta pressão, favorece o afastamento das águas da costa. Como o fenômeno amplia a faixa de areia nas praias, isso pode prejudicar a saída e entrada de embarcações e causar encalhes.
Leia Mais:
> Amigos e familiares pedem por justiça no caso de empresário encontrado morto em SC
> Produtores de leite de SC vendem animais por falta de água e alimento