O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para tempestades no Extremo Oeste de Santa Catarina. O aviso é válido até o meio-dia desta sexta-feira (13) e inclui também partes do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A previsão indica chuvas de até 50 milímetros, com ventos de 40 a 60 km/h e queda da granizo. Há risco baixo de alagamentos, queda de galhos de árvores, cortes na energia elétrica e estragos em plantações, segundo o instituto.

Aviso é válido até o meio-dia desta sexta-feira (13) e inclui também partes do Rio Grande do Sul e do Paraná (Foto: Inmet, Reprodução)

Como fica o tempo nos próximos dias

Santa Catarina foi atingida por chuvas intensas na última semana. Apesar da aparição do sol na última quinta-feira (12), nos próximos dias o tempo vira e volta a ficar instável, dando lugar a condições para chuva e temporais em todo o Estado.

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil, ao longo desta sexta-feira, especialmente entre a tarde e noite, há condições para chuvas intensas e temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo em áreas do Grande Oeste. Isso ocorre por conta da intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera.

A partir da madrugada do sábado (14), a chuva ganha força no litoral, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde deve ocorrer com forte intensidade e acompanhada de ventos persistentes, devido à atuação de uma baixa pressão próximo à costa.

Entre este sábado e o domingo (15), os ventos ganham força na faixa leste de Santa Catarina, especialmente nas áreas costeiras entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Essas rajadas de vento ocorrem devido à formação e deslocamento de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul e podem chegar a intensidades de 50 a 70 km/h.

Recomendações da Defesa Civil

  • Durante os temporais, busque um local abrigado
  • Jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos
  • Redobre cuidados próximo a áreas de encosta
  • Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes

Continua depois da publicidade

Leia também

Chuva em SC já atingiu mais de 1,3 mil pessoas e Estado segue em alerta

VÍDEO: Mercado Público de Joinville tem maior enchente em 36 anos, diz comerciante