Devido às fortes chuvas registradas no Estado, a Defesa Civil informou que os principais rios e bacias em Santa Catarina atingiram níveis de emergência para inundação nesta segunda-feira (28). Segundo o órgão, a previsão para esta terça-feira (29) e quarta-feira (30) é de chuva intensa e volumosa, o que pode provocar inundação das bacias das regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ainda segundo a Defesa Civil, a diminuição das chuvas ao longo da madrugada desta segunda-feira (28) causou recuo nos níveis dos rios Cubatão do Norte, Itapocu, Tijucas, Biguaçu, Cubatão, da Madre e Itajaí e deve permanecer até o fim do dia.

Em caso de emergência, o órgão recomenda acionar o telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

A Defesa Civil já havia feito um alerta neste sábado (26) para chuva intensa e deslizamentos em algumas regiões do Estado entre este sábado (26) e segunda-feira (28). Segundo a Defesa Civil estadual, a precipitação deve ser persistente em grande parte do território catarinense e pode ser acompanhada por temporais com rajadas de vento, granizo e raios. Algumas cidades já registraram alagamentos.

Continua depois da publicidade

Na manhã deste domingo (27), a Defesa Civil também atualizou o alerta sobre chuvas estendendo a previsão para até as 23h59min de terça-feira (29). Em regiões como o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, o acumulado de chuva em 24 horas pode ficar entre 60 e 100 milímetros. No entanto, o órgão informou nesta segunda, que o acumulado já passa de 200 milímetros.

A chuva persistente no Estado decorre do deslocamento da umidade do mar para o continente, que é reforçado por um sistema de baixa pressão.

Leia também

Chuva volumosa deve continuar em SC nos próximos dois dias, alerta Defesa Civil

Cidades de SC acumulam em dois dias chuva prevista para dois meses, diz Epagri