Santa Catarina tem alerta para pancadas de chuva isoladas em todo o Estado nesta sexta-feira (29). Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, ao longo da região Oeste, Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte, as rajadas de vento podem variar de 40 km/h a 60 km/h, velocidade parecida com a que atingiu o Sul do Estado nesta quinta-feira (29) e causou destruição.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

> Vento destelha parte de ginásio e derruba toldo e árvores no Sul de SC; veja vídeo

Mesmo com o alerta para chuvas intensas, o Inmet informou que o risco para ocorrências relacionadas à previsão é baixo. 

Conforme a Defesa Civil do Estado, as pancadas de chuva são explicadas pela frente fria que se desloca pelo oceano, e baixa as temperaturas em Santa Catarina. A máxima no Planalto Sul será de 16ºC, enquanto no resto do Estado o termomêtro varia entre 17ºC a 22ºC.

Continua depois da publicidade

Parte em amarelo do mapa tem alerta para chuva e rajadas de vento intensas
Parte em amarelo do mapa tem alerta para chuva e rajadas de vento intensas (Foto: Inmet/ Reprodução)

Fim de semana mais frio

No sábado (29), a atuação de um cavado – área alongada de baixa pressão – irá manter o cenário nublado e chuvoso no Estado, de acordo com a Defesa Civil. Mas nessa data, a parte entre o Oeste e o Planalto Sul tem mais chances de ter temporais. Nessas regiões, o risco para ocorrências relacionadas ao tempo vai de baixo a moderado. 

Conforme a previsão do tempo da Defesa Civil, as temperaturas vão seguir em declínio, ee o sábado amanhece com miníma de 9ºC na Serra, 11ºC no Planalto Sul, Meio Oeste, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e 16ºC nas demais áreas. A tarde esquenta, e as máximas alcançam 26°C no Oeste, 18ºC nos Planaltos e 23ºC no restante de Santa Catarina. 

O cenário se mantém no domingo (01), mas com as pancadas de chuva isoladas voltadas principalmente para a Grande Florianópolis.

Leia também

SC tem mudanças no tempo; veja previsão para o fim de semana

SC tem dias de calor contados e alerta para ventos fortes

Crise climática deve facilitar surgimento de novas pandemias, aponta pesquisa