Santa Catarina tem alerta para chuva com trovoadas em todas as regiões entre a manhã desta terça-feira (11) e a tarde de quarta-feira (12). A chuva começa pela região próxima da divisa com o Rio Grande do Sul e se estende para o restante do Estado ao longo da tarde.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Segundo a Defesa Civil, os acumulados de chuva podem chegar a 70 milímetros, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte de SC.

A chuva mais intensa e volumosa é esperada para acontecer entre a noite desta terça-feira e a manhã de quarta. Já as regiões da Serra catarinense e parte do Sul e Meio-Oeste têm risco baixo de chuva volumosa e intensa durante o mesmo período.

> Raios, relâmpagos e trovões: entenda a diferença entre eles

Continua depois da publicidade

Previsão de chuva volumosa e intensa divulgada pela Defesa Civil
Previsão de chuva volumosa e intensa divulgada pela Defesa Civil (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Com o alto volume de chuva, o risco para alagamentos e deslizamentos é pontual entre às 15 horas de terça-feira e 18 horas de quarta-feira, de acordo com a Defesa Civil.

Além da chuva, Santa Catarina ainda deve ter queda de temperatura a partir de terça. O meteorologista Leandro Puchalski explica que uma frente fria deve chegar ao Estado, acompanhado de ar frio. Com isso, a máxima não deve passar de 15°C na Serra e até 25°C no Norte ao longo da tarde.

> Vacina contra a gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha 2021

Recomendações da Defesa Civil

Alagamentos/Inundações:

Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Continua depois da publicidade

Deslizamentos de terra

Ddeve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil.

Leia também:

> Creche que sofreu ataque em Saudades recebe Ministro da Educação na sexta-feira

> Coronel Armando, deputado federal de SC, está internado em tratamento contra Covid-19

> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre