O fim de semana foi marcado por aglomerações em praias e flagrantes de festas clandestinas em Santa Catarina. A fiscalização registrou descumprimento das medidas sanitárias em diversas cidades no sábado (27) e domingo (28), de acordo com um levantamento realizado pelo G1.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
O último decreto publicado pelo Estado permite apenas eventos online e também a circulação em espaços públicos – incluindo as praias – somente para prática de exercício individual.
Os descumprimentos acontecem em um momento em que Santa Catarina registrou 101 mortes por coronavírus em 24 horas. Desde o início da pandemia, o Estado já teve 10.419 mortes por Covid-19 e 793 mil casos confirmados.
Florianópolis
Em Florianópolis, uma força-tarefa realiza a fiscalização desde sábado e flagrou aglomeração de pessoas sem máscara ou distanciamento social na Praia Mole. Além disso, restaurantes e lojas passam pela vistoria das regras sanitárias, como uso de máscara, distanciamento, disposição de cadeiras e mesas, disponibilização de álcool em gel e exposição de alvarás.
Continua depois da publicidade
> “Ainda teremos um longo caminho pela frente”, afirma Gean Loureiro sobre pandemia em Florianópolis
Um estabelecimento foi interditado no Centro na noite do último sábado. Segundo a Guarda Municipal, o local funcionava corretamente até a passagem da fiscalização, mas posteriormente foram recebidas denúncias de irregularidades. Foram flagradas pessoas sem máscaras e a venda de bebidas alcoólicas após às 18 horas, o que é proibido pelo decreto estadual. Além disso, 11 estabelecimentos apresentaram alguma irregularidade, um foi advertido e dois foram multados.

Itapoá e Porto união
No Norte do Estado, houve flagrante de banhistas na areia da praia com guarda-sol e cadeiras, de acordo com o levantamento do G1. Os guarda-vidas trabalham no local para orientar as pessoas que descumprem o decreto em relação às praias.
> Joinville tem 64 pacientes aguardando transferência para leitos de UTI Covid
Já em Porto União, no Planalto Norte, a Polícia Militar fiscalizou cinco locais na noite de sábado após denúncias de aglomeração e perturbação do sossego. As pessoas envolvidas foram orientadas quanto às normas do decreto estadual.
Continua depois da publicidade
Jaguaruna e Orleans
A Polícia Militar flagrou uma aglomeração de pessoas na areia da praia de Balneário Esplanada, em Jaguaruna, por volta de 1h50 deste domingo. Havia quatro veículos estacionados e cerca de 15 jovens em uma festa clandestina com som alto, de acordo com a PM.
Em Orleans, também no Sul do Estado, a PM flagrou uma aglomeração em um bar na SC-108, por volta das 20 horas de sábado. Sete pessoas consumiam bebida alcoólica no local, o que também é proibido pelo decreto estadual entre 18 e 6 horas. Elas estavam aglomeradas e sem máscara, segundo a polícia. O dono do bar disse à PM que as pessoas eram amigas dele e que não havia atendendo o público.