Florianópolis é a capital mais segura do Brasil, de acordo com o Atlas de Segurança 2024, divulgado na terça-feira (18) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com dados referentes a 2022.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

O ranking considera a taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Na capital catarinense, a taxa é de 8,9, à frente de Brasília (13) e Cuiabá (15,2), que fecham o top 3 de cidades mais seguras. No extremo oposto, Salvador é considerada a cidade mais violenta, com 66,4 homicídios a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a pesquisa, ocorreram 48 casos de homicídio na capital no último ano. O número é o menor absoluto entre capitais, além de ser o menor registrado em Florianópolis na última década.

Segundo Araújo Gomes, Secretário de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, o resultado ocorre por conta da integração das forças de segurança entre si e com a prefeitura.

Continua depois da publicidade

— Se por um lado a atuação policial qualificada fortalece a prevenção e repressão aos crimes mais graves, a Prefeitura atua em outras duas frentes, combatendo os fatores de desordem urbana e fortalecendo o capital social nas comunidades — declarou.

Florianópolis também se destaca como uma das duas únicas capitais, junto com João Pessoa (PB), que não registraram óbitos ocultos — ou seja, mortes classificadas como violentas com causa indeterminada, mas que seriam homicídios. Segundo o relatório, isso reflete um bom preenchimento dos dados de homicídios no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde (MS).

Dados de Santa Catarina

Em Santa Catarina, em 2022, foram 671 homicídios registrados em território catarinense, 18,3% a menos que o registrado em 2012, quando foram 821 crimes. Este é, também, o menor número da série histórica. Além disso, Santa Catarina (9,7) foi o único estado com taxa de homicídios abaixo de dez.

O Atlas da Violência mostra que Jaraguá do Sul é a cidade mais segura do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A cidade de Santa Catarina registrou a menor taxa de homicídios (2,2) de todo o país.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, em números absolutos, Joinville e Florianópolis lideraram o número de homicídios no Estado, com 60 e 48, respectivamente. Ainda assim, as cidades têm taxas inferiores a dez, sendo 9,7 e 8,9, respectivamente. 

Veja quais são as cidades mais seguras de SC


Leia também

Número de homicídios em Santa Catarina diminui 18,3% em 10 anos

Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado