As praias de Santa Catarina já contam com 97 postos de guarda-vidas ativos às vésperas da temporada de verão. O número consta no aplicativo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o CBM-SC Cidadão. A ferramenta indica os postos em funcionamento e também a condição para banho em cada local, com as bandeiras vermelha, amarela e verde.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os maiores números de postos ativados estão em Balneário Camboriú (19) e Florianópolis (18). Os demais espaços de guarda-vidas devem ser ativados somente após o início da Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros, prevista para começar em 15 de dezembro. Atualmente, segundo a corporação, a fase é considerada de pré-temporada. Os postos estão sendo ativados gradativamente, principalmente aos finais de semana e em feriados.

Afogamentos frequentes chamam atenção

Nas últimas semanas, casos de afogamento no Litoral de Santa Catarina chamaram a atenção para os perigos dos banhos de mar. A corporação responsável pela gestão dos guarda-vidas possui dados apenas dos episódios ocorridos durante a temporada, mas algumas situações já serviram para deixar em alerta os banhistas sobre os cuidados necessários ao entrar na água. 

Um dos casos recentes foi o do turista austríaco Michael Lichtenegger. Ele desapareceu em 19 de outubro após ser visto caminhando na região da Praia da Joaquina, em Florianópolis. Segundo testemunhas, ele teria perguntado se era possível mergulhar no costão. O corpo dele foi encontrado no mar no dia 29 de outubro e teve a identificação confirmada na semana passada pela Polícia Científica, após um teste feito a partir da comparação da arcada dentária do corpo e de uma radiografia odontológica da vítima.

Continua depois da publicidade

Casos recentes com jovens acendem alerta

Outro caso recente envolveu um adolescente de 14 anos que morreu afogado na Meia Praia, em Itapema, enquanto se banhava no local com a família. O episódio ocorreu no domingo (29), mas o corpo só foi encontrado na quarta-feira (1º).

O jovem estava com outro adolescente na água em um dia de calor quando acabou arrastado para o fundo do mar. Um dos meninos, de 13 anos, foi resgatado pelos guarda-vidas e sobreviveu, já o mais velho submergiu no momento em que a equipe se aproximava e desapareceu.

O caso mais recente foi o afogamento de um adolescente de 13 anos que nadava na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, também no dia 29. O corpo do garoto foi localizado na sexta-feira (3), próximo às piscinas naturais da Barra da Lagoa, a 19 quilômetros do local em que ele estava quando desapareceu.  Segundo os bombeiros, o menino estava com um grupo de amigos, fazendo a trilha no canto direito, quando decidiu entrar no mar. Após o mergulho, desapareceu e não foi mais visto.

Dicas para evitar afogamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem orientações básicas para evitar sustos no mar e afogamentos. Confira:

Continua depois da publicidade

  • Entrar no mar em um local perto de um posto de guarda-vidas
  • Verificar e respeitar a sinalização das bandeiras que indicam a condição do mar no posto de guarda-vidas
  • Não entrar no mar em pontos da praia com a bandeira vermelha fixada, pois indica uma zona perigosa
  • Pedir orientação antes de entrar no mar

Postos de guarda-vidas já ativos em SC

  • Florianópolis: 18 (Praias do Matadeiro, Moçambique, Mole, Barra da Lagoa, Galheta, Santinho, Joaquina, Ingleses, Campeche, Brava, Rio Tavares e Açores)
  • Bombinhas: 8
  • Penha: 5
  • Itapoá: 9
  • Navegantes: 8
  • Itajaí: 8
  • Barra Velha: 9
  • Balneário Camboriú: 19
  • Piçarras: 3
  • Itapema: 10

Leia também

Adolescente morre afogado em praia de Itapema

Adolescente de 13 anos desaparecido é encontrado morto em Florianópolis

Mortes por afogamentos em SC cresce e perfil das vítimas tem ponto em comum