Santa Catarina está com 70,46% das praias próprias para banho, de acordo com o relatório semanal de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgado nesta sexta-feira (3). Essa é a primeira coleta das amostras de água do litoral desde o fim da alta temporada, que terminou no domingo passado (26).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Dos 237 pontos analisados, 167 estão aptos para receber banhistas. Com relação ao boletim da semana passada, oito pontos passaram da condição de próprio para impróprio e 13 da condição de impróprio para próprio.

Em Florianópolis, 73,56% dos locais avaliados estão adequados para banho. O número corresponde a 64 pontos considerados próprios, três a mais do que em comparação com a análise anterior. No total, 87 pontos são analisados pelo instituto na Capital.

Alta temporada em SC termina com queda de mortes por afogamentos

Continua depois da publicidade

Nesta sexta, o IMA divulga o 15º relatório semanal de balneabilidade da temporada de verão. O Programa de Monitoramento do IMA contempla 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários catarinenses.

Litoral Norte segue com praias “famosas” impróprias

Em Balneário Camboriú (BC), apenas cinco dos 15 pontos de análise das praias da cidade estão próprias para banho, pela última análise. O mar da cidade passou boa parte da alta temporada sem atingir as exigências para ser liberada aos banhistas, mas conseguiu um ponto balneável a mais do que na coleta anterior. Assim como outros balneários catarinenses “famosos”, as praias de BC passam por análise duas vezes por semana, com ampliação do monitoramento do IMA.

O litoral de Bombinhas manteve os dois pontos impróprios para banho que também foram registrados nas semanas anteriores. A cidade possui nove pontos de análise, sendo que sete estão adequados para banhistas.

Já em Itapema, dos nove locais onde são realizadas coletas, três continuam impróprios para banho. É um ponto inadequado a mais do que em relação ao boletim anterior.

Continua depois da publicidade

Veja no mapa os pontos impróprios e próprios ao banho em praias de SC

Melhora no cenário do litoral

No início da alta temporada, o litoral catarinense apresentou dificuldades em manter uma maioria de pontos próprios para banho, o que tem melhorado apenas mais recentemente. Em 23 de dezembro, dois dias após o início do verão, Santa Catarina tinha 122 locais inadequados para banhistas (51,5%).

Florianópolis manteve panorama semelhante e, na primeira semana de janeiro, chegou a bater o pior início de verão em termos de balneabilidade para as praias do Norte da Ilha de Santa Catarina em ao menos 21 anos, conforme identificou reportagem do NSC Total, com as praias de Jurerê Internacional, Jurerê, Canasvieiras e dos Ingleses impróprias para banhistas.

Veja o vídeo de paraísos desertos em Santa Catarina:

Leia também

Preços de imóveis em Florianópolis e São José sobem acima da inflação

O elevador “a jato” no prédio mais alto da América Latina em Balneário Camboriú

Nova vacina contra a dengue terá análise para ser incorporada ao SUS